Dicas para nunca perder uma venda

Se está a espera que este seja um artigo que vai ensinar algo que não sabia, desengane-se. Já disse por várias vezes isso, mas não custa repetir: “Não existe fórmula mágica para ganhar dinheiro facilmente. Existe sim, a necessidade de despender muito trabalho e dedicação para manter os seus clientes felizes e satisfeitos com o que vende.”

O que vou apresentar hoje é como você pode usar aquilo que já sabe de forma mais produtiva e assim evitar perder negócios, tempo e dinheiro. Afinal tudo o que um vendedor faz é apostar o seu tempo e pedir em retorno negócios fechados.

A primeira dica que lhe dou é: Mostre ao seu potencial cliente a sua prioridade é ajudá-lo a ter sucesso. Para quem compra os nossos produtos ou serviços, uma coisa que dá muita segurança a ele é saber que pode contar com alguém preocupado com o seu bem-estar e que retire o melhor possível do lhe comprou.

A segunda dica que lhe dou é: Demonstre confiança, não arrogância. O pior que pode acontecer a sua carreira profissional nas vendas é ser reconhecido pelo mercado como alguém arrogante e que se acha superior a tudo e todos. Quando demonstra confiança e em simultâneo alguma humildade no trato com os seus potenciais clientes, eles irão reconhecer que é alguém que sabe do que fala, age de acordo com os melhores princípios e saber criar uma relação de confiança com clientes.

A terceira dica que lhe dou é: Seja uma pessoa íntegra, honesta e ética em tudo o que faça. Se assumir um compromisso, cumpra. Não aceite subornos, não fale mal do seu trabalho nem dos seus colegas de trabalho. Nenhum cliente ou potencial cliente quer saber qual o tipo de relação ou problemas que tem dentro da empresa.

A quarta dica que lhe dou é: a milha extra em tudo o que fizer. Tal como é pedido a um jogador em qualquer modalidade que dê o tudo por tudo para conseguir vencer, nas vendas você também tem que estar sempre a dar muito mais do que lhe é pedido. Ser um vendedor medíocre é estar nos 100%, ser normal é atingir os 110% do seu objetivo, ser bom nas vendas é atingir os 130% e ser mesmo muito bom significa procurar incansavelmente atingir os 200%. Em que patamar você está?

A quinta dica que lhe dou é: Tenha uma atitude positiva. Ninguém quer fazer negócio com o pintinho Calimero. Se passa o tempo todo a olhar para o seu copo como se ele estivesse sempre meio vazio, tem um problema muito grande em mãos. Não conheço ninguém que goste de fazer negócios com pessoas negativas. Em bem verdade o seu cliente simplesmente vai virar as costas e procurar quem tenha uma outra atitude. De problemas já ele está cheio e não precisa que você lhe traga os seus.

A sexta dica que lhe dou é: Não acuse ninguém. Ninguém é perfeito. Todos cometemos erros. É impossível dizer que fez um caminho nas vendas totalmente imaculado e sem cometer erros. Também é muito pouco profissional culpar outras pessoas pelos seus erros. Existe uma frase imortalizada por um político português que diz “Eu nunca erro e raramente me engano. São os outros que me induzem em erro.” Se quer se manter em linha com a dica número 3, quando os outros erram, a sua única função é minimizar o erro e fazer parte da solução. Tem muito mais a ganhar ajudando a resolver o problema.

A sétima dica que lhe dou é: Seja organizado. Por mais trabalho que possa ter, propostas por fazer, telefonemas por responder e os constantes emails que não param de chegar e que também têm ter que ser respondidos, não existe nada pior do que um vendedor desorganizado. Organização não é estar sempre disponível. Estar organizado significa saber dar prioridade ao que tem que ser feito, saber quando e em que condição a tarefa tem que ser realizada. A sua organização ajudará a ganhar mais negócios, o cliente sabe quando está perante alguém organizado ou não. Acredite que sabe.

A minha oitava e última dica que lhe dou é: Evite falar com os clientes sobre os seus problemas pessoais. Os seus clientes não querem saber se o seu computador avariou, se o carro ficou com os pneus vazios, se por causa da impressora que avariou você não conseguiu enviar a proposta que ele pediu, se vai de férias e não tem ninguém que seja o seu substituto para acompanhá-lo, se o seu filho ficou doente e teve que ir com ele ao hospital e mais umas 300 outras desculpas possíveis. Isso tudo soa a desculpas e há mais de 50 anos que todos os vendedores as usam. Já ninguém “compra” estas desculpas esfarrapadas. O que o seu potencial cliente quer ter certeza é que se fechar negócio consigo, vai tomar conta dos seus problemas e os vai resolver. O seu cliente não quer saber quais são os seus problemas, ele quer é que você saiba quais são os seus problemas e que os resolva.

Se estas dicas ajudarem a que você reconheça o que faz bem e o que deve mudar, isso já é 2/3 do caminho para conseguir fechar mais negócios e ser um excelente vendedor.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber qual a sua avaliação.

Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

Muito Obrigado.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNão
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Nome: email:
Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?
Clique em ->

[email_link]

Dicas para nunca perder uma venda

Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Transformacional e Director de Vendas na Saphety (empresa do Grupo Sonae). Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. Fui Presidente da Direcção na OV-APPV Associação Portuguesa dos Profissionais de Vendas e trabalhei na Petrogal (actualmente Galp Energia), na Agência Reuters Portugal, na Bull Portuguesa, na Novis Telecom e Mainroad (grupo Sonaecom). Sou keynote speaker, formador e mentor de equipas de vendas, desenvolvi e pratico a metodologia "Venda Melhor – A Fórmula que muda a forma de ser". Trabalho como Coach no desenvolvimento de profissionais em clientes empresarias em Portugal, Colômbia, Brasil, Espanha, França, Itália, Quénia e Cazaquistão. Acredito que há um potencial a ser trabalhado em cada um dos meus clientes, de forma única. O meu lema é “Coaching: It’s all about execution!” Quer falar comigo sobre como ser melhor profissional? email: we@wilqueserlacher.com Skype: w.erlacher telefone: +351 932 558 558

error: Conteúdo protegido contra cópia!