Você está a precisar de ferias….mas não é simplesmente umas férias qualquer. Você precisa daquelas férias que irá rejuvenescer-lhe o espírito, ganhar entusiasmo e energia.

Normalmente em Janeiro tiro 3 semanas de férias onde aproveito para fazer um balanço do que foi o ano anterior e quais os objectivos que quero realizar no ano que inicia. Mas não pensem que por sair de férias, continuo a pensar no trabalho. Não. Normalmente as duas primeiras semanas são mesmo para simplesmente divertir-me, relaxar, descansar muito e ler tudo o que puder e que não esteja relacionado com a minha profissão ou função na empresa.

Por isso, quando sair de férias, o conselho que vos dou são: mantenha-se o máximo de tempo possível longe do seu telemóvel, computador, jornais, rádio e televisão. Tudo isso são aparelhos electrónicos que tem o poder de nos manter ligados ao mundo e isso pode ser uma fonte de stress e de preocupações. Simplesmente deixe-os em casa. Acredite que é mais fácil do que pode imaginar.

Vá para perto da natureza. Aproveite para caminhar. Desfrute um por do sol, tire uma soneca ao meio da tarde, deite a sombra da árvore e fique na preguiça a balançar numa rede e a ler um bom livro, ria. Se gosta de conhecer o campo, se tiver a oportunidade, pedale de bicicleta ou então alugue uma moto ou mesmo um carro e saia a passear pelo interior e a respirar ar puro e sem destino certo. Como comidas saudáveis e desfrute do momento de prazer.

Esqueça as obrigações ou prazo de entrega. Esqueça o relógio, coma somente quando tiver fome. Vá para a cama somente quando estiver cansado. Fuja de férias na cidade, mantenha-se a milhas de lojas e centros comerciais. Por experiência própria, e de ouvir outros dizerem o mesmo, acredite que a sensação é maravilhosa.

Deitar fora as suas tarefas diárias por uns dias não é somente proveitoso para você, também é para os seus negócios. Quando volta ao trabalho sentir-se-á mais rejuvenescido cheio de alegria e energia positiva, entusiasmo, criatividade e muito mais produtivo. Acredite que falo da experiência na primeira pessoa.

Estou a experimentar estas sensações somente nos últimos 5 anos e acredite que no início era uma coisa que não acreditava a mínima que funcionava. No primeiro ano, a ansiedade e a preocupação de estar a fazer algo de errado era enorme nos primeiros dias de férias. Na verdade, não consegui logo a primeira ficar completamente desconectado. No entanto, quando passar do tempo a ansiedade e o descobrir que as férias ajudavam-me a melhor desempenhar o meu trabalho, teve no meu entender, um benefício muito grande para a minha função e para a empresa.

Quando conseguir encarar a possibilidade de, talvez, dobrar a sua produtividade, tudo começará a fazer sentido.

Pense nisso e viva mais!

Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Transformacional e Director de Vendas na Saphety (empresa do Grupo Sonae). Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. Fui Presidente da Direcção na OV-APPV Associação Portuguesa dos Profissionais de Vendas e trabalhei na Petrogal (actualmente Galp Energia), na Agência Reuters Portugal, na Bull Portuguesa, na Novis Telecom e Mainroad (grupo Sonaecom). Sou keynote speaker, formador e mentor de equipas de vendas, desenvolvi e pratico a metodologia "Venda Melhor – A Fórmula que muda a forma de ser". Trabalho como Coach no desenvolvimento de profissionais em clientes empresarias em Portugal, Colômbia, Brasil, Espanha, França, Itália, Quénia e Cazaquistão. Acredito que há um potencial a ser trabalhado em cada um dos meus clientes, de forma única. O meu lema é “Coaching: It’s all about execution!” Quer falar comigo sobre como ser melhor profissional? email: we@wilqueserlacher.com Skype: w.erlacher telefone: +351 932 558 558