Sabe porque os seus emails são rejeitados?

by

Você demorou imenso tempo a conseguir uma reunião com um Director de uma empresa muito importante e depois de fazer a apresentação e acreditar que tem a solução para a necessidade identificada, envia a sua proposta por e-mail. Depois disso começa um calvário para tentar contactar o tal Director porém não consegue que a secretária lhe passe o telefone. Você insiste com vários emails e passado algum tempo, finalmente recebe outro com uma resposta e, ao abrir, lê algo como “Muito obrigado pelo envio da proposta, mas depois de avaliarmos melhor, não consideramos que estejamos prontos para avançar para a solução proposta.

Depois do desânimo inicial, é importante validar que uma resposta como essa só pode surgir porque houve várias etapas que, ou foram queimadas ou foram mal utilizadas.

Eis o que é preciso avaliar quando recebe esta resposta.

1. Verificar se conseguiu que o cliente reconhecesse que tem efectivamente um problema ou uma necessidade por resolver

Sim, é verdade. Há muitos vendedores e até mesmo os mais experientes, que falham ao pensar que basta conseguirem a reunião, fazer uma apresentação e uma meia dúzia de perguntas para tentar qualificar uma necessidade e já está tudo esclarecido para apresentar uma proposta vencedora. ERRADO!

Quer saber como faço? Eu procuro ter uma escuta activa (leia mais neste artigo) onde apreendo e tomo nota de tudo o que o meu cliente está a dizer e uso o poder da reformulação usando as suas próprias palavras. O acto de reformular permite o meu cliente ouvir de mim o que ele disse. Depois só tenho que pedir para ele confirmar se o que entendi é exactamente o que ele quer ver resolvido. Isso permite deixar claro qual a necessidade ou problema que ele me disse ter. A reformulação faz o cliente reconhecer que tem um problema.

2. Apresentou uma solução sem compreender qual o processo de compra do cliente

vou responder a esta etapa com um exemplo real que me aconteceu há alguns dias. Fui ter com um potencial cliente, estivemos a conversar algum tempo onde ele explicou tudo o que tinha identificado como uma necessidade sua, eu reformulei o que ouvi e ele concordou comigo. A pergunta seguinte que lhe fiz, foi: “Então como e quando podemos avançar com a resolução do problema identificado?” Sabe que resposta recebi? “Somente em 2017, por que aqui na empresa tudo o que implique este tipo de mudança, só é decidido em Outubro para ser implementado em Janeiro do ano seguinte.” O facto de compreender o ciclo de compra do meu cliente, permitiu-me agendar com ele um plano e compromissos futuros para que o novo processo passe a estar implementado a partir de Janeiro. Imagine o que aconteceria se eu não tivesse perguntado o quando e como?

3. Apresentou uma solução sem compreender se ela realmente se adequa a necessidade identificada

Como vendedor você não pode acreditar que há uma solução que se adapta a todos os clientes. As soluções devem ser como a roupa feita pelas costureiras. O que elas fazem é tirar as medidas e fazer uma roupa única e exclusiva para cada cliente. O e-mail apresentado no enunciado do artigo mostra justamente este último erro. provavelmente o envio e o conteúdo da proposta foi completamente desadequado ao que o cliente queria e por isso recebeu uma rejeição tácita. Se a solução tivesse sido delineada pelo cliente a medida da sua necessidade, provavelmente o e-mail seria diferente. Mas isso, só o vendedor que fez a proposta saberá responder. Certo?

Conclusão final

Quando um cliente lhe perguntar que tipo de solução tem para apresentar, explore primeiro que tipo de necessidade (dentro da sua área de negócio) ele quer ver resolvido e principalmente como e quando. Depois é tudo uma questão de preço.

Muito obrigado por ler o meu artigo. Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu alguma coisa, imagine o que poderá beneficiar e aprender se me contratar como Coach onde posso ajudá-lo a ser (ainda mais) melhor profissional.

Se tem dúvidas se pode funcionar consigo, ofereço-lhe uma sessão de Coaching profissional de 30 minutos totalmente gratuita.

Quer mais do que isso, então conheça as condições comerciais e o como funciona a minha Fórmula que muda a forma de vender.

Se não gostou do artigo, partilhe com a sua concorrência. Eles vão adorar aprender como ser melhores e saberem como vencer-lhe no mercado.

Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a ser melhor profissional.

Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você e qual a sua avaliação sobre o que leu. A melhoria contínua só acontece com o seu feedback.

Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->


Eu sou contra o novo acordo ortográfico.

Desligue o computador

Outubro 11, 2009

Penso que deve concordar comigo, quando digo que a internet, as redes sociais e todos…

%d bloggers like this: