Ideias de marketing para empreendedores

Todos que estão a trabalhar no seu próprio negócio são obrigados a gastar imenso tempo a tentar encontrar as melhores ferramentas para divulgar o seu negócio e conseguir angariar os primeiros (ou novos) clientes. Isso é um facto incontestável, pois se quer ganhar clientes, deve estar de forma consistente a “vender” o seu negócio.

No entanto, se o seu negócio arrancou com um baixo orçamento para investir em marketing, provavelmente não poderá gastar o seu precioso dinheiro em anúncios na imprensa. Por isso é preciso encontrar métodos de marketing eficazes e de baixo custo e neste artigo vou partilhar algumas ideias muito práticas e com excelentes  hipóteses de funcionar e atrair clientes para o seu negócio.

A seguir apresento algumas ideias para ajudar a começar e “vender o seu negócio” de forma económica. Tenha em mente que há excepções para todas as regras e, dependendo da sua localização geográfica, essas dicas terão mais efeito do que em outras.

1. Juntar-se a grupos profissionais

Quando se junta à grupos profissionais como por exemplo o BNI, transmite uma mensagem: “Estou comprometido, tenho disponibilidade, e estou disposto a investir em coisas que me ajudarão a ter sucesso“. É uma excelente oportunidade de dar a conhecer o seu negócio para as pessoas que fazem parte do grupo e terá sempre a possibilidade de ser contratado e referenciado pois os membros destes grupos profissionais apoiam fortemente a ideia de referências e negócios na sua rede de contactos.

Nos últimos anos verificámos o despertar das mulheres com impacto muito profundo nas mudanças sociais, culturais, económicas e nas novas tecnologias. O número crescente de mulheres à frente de negócios de sucesso tem vindo a contribuir para uma maior autonomia financeira e uma participação mais efectiva no orçamento familiar. Os negócios criados por estas mulheres geraram mais empregos e impulsionaram a economia.

Mas quero deixar um recado muito importante relativamente a esta dica: Infelizmente, a maioria das pessoas que se junta a grupos profissionais pensa que, ao se juntar, a sua empresa começará a ganhar negócios sem esforço. Isso não é verdade. Deve ter tempo para cultivar relacionamentos dentro do grupo, ser uma presença consistente em todas as reuniões e ter consciência que é um investimento de médio e longo prazo.

2. Não fale sobre o que faz, mas sobre como resolve problemas nos seus clientes

Existem muitos eventos de pela sua cidade. Procure onde eles acontecem (alguns são mesmo gratuitos) e em simultâneo crie uma breve apresentação de no máximo 1 minuto. Durante o evento pratique a apresentação para esclarecer as pessoas com quem falar, sobre os benefícios e soluções que aporta aos seus clientes e ao mercado onde trabalha. Durante o evento aproveita para falar com muitas pessoas usando a sua apresentação, distribua pelos participantes e pelo recinto folhetos e cartões de visita para que os interessados possam contactá-lo.

Siga-me pelologo_b

3. Trabalhe em espaço de co-working

Se acredita que a primeira coisa que precisa fazer depois de abrir a sua empresa é alugar um escritório bonito para começar o seu negócio, está totalmente enganado. Aliás, esta é a última coisa que deve fazer.

Primeiro, comece com espaços de co-working. Estes são escritórios que pode alugar por hora, dia, semana, mês ou ano com custos muito baixos. São totalmente mobiliados, com infraestrutura de suporte e tudo que precisa fazer é seguir as regras de utilização.

O Coaching serve para explorar as várias opções disponíveis e deixar o Coachee descobrir qual a melhor forma de atingir os seus objectivos.

Outra opção viável é encontrar 5 locais estrategicamente localizados dentro de uma área geográfica específica e trabalhar um dia por semana em cada escritório. Vai  maximizar a sua área de influência e gastar muito pouco em publicidade. Uma vez que esteja a ganhar dinheiro e trabalhos que considere suficiente para investir e manter um escritório, então é hora de alugar um escritório próprio.

4. Flexibilidade de pagamento

Permita que o seu cliente possa optar pela forma mais cómoda de pagar pelos seus serviços ou solução. Tenha consciência que vivemos num mundo cada vez mais “plástico” onde é mais simples um cliente pagar 500€ com o cartão de crédito ou multibanco do que em dinheiro “vivo”. Não esqueça das opções virtuais como o Paypal, Apple Pay entre outros. Procure o que mais se adapta ao seu negócio e sirva o propósito de rapidamente receber dinheiro.

5. Envie cartões postais aos seus clientes

É facto que vivemos num mundo onde o processo “tradicional” como os cartões postais de Aniversário ou Natal, passaram a obscuridade e raramente são usados. Como diz o ditado: “quem não é visto nem lembrado é esquecido”.

Para que isso não aconteça consigo, escolha pelo menos 5 momentos do ano (fora do cliché de Aniversário e Natal) e envie um cartão postal a todos os seus antigos clientes.

Ao se manter em contacto com eles durante todo o ano, eles poderão passar-lhe referências quentes quando outras pessoas lhes perguntarem quem é a melhor pessoa para resolver um determinado problema.

Mas tenha muita atenção a uma coisa: Não envie cartões postais com a sua imagem ou logótipo da empresa. Envie cartões postais motivacionais que provavelmente quem receber gostará de os guardar ou mesmo colecionar, se forem diferenciadores. No cartão postal, escreva, a  mão, uma mensagem muito simples, como por exemplo: “Espero que esteja tudo bem consigo”.

Conclusão final

Se depois de ler este artigo quer conhecer como posso agir de forma positiva na sua vida ou nos colaboradores da sua empresa, o primeiro passo é agendar uma conversa comigo sobre como poderei ajudar.

não é para quem precisa.
É para quem quer ser melhor!

Muito obrigado por ler o meu artigo.

Pense nisso!

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNão
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Nome: email:
Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?
Clique em ->
Ideias de marketing para empreendedores

Coach Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Metafórico e Presidente do Conselho Fiscal da ICF Portugal. Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. O meu lema é: “Coaching não é para quem precisa, é para quem quer ser melhor” Os meus contactos são: email: we@wilqueserlacher.com || Skype: w.erlacher || Tel: +351 932 558 558