Como fazer 2013 ser o melhor ano de sempre

by

Não. Este não é um artigo a falar de promessas de fim de ano ou de desejos para o ano de 2013. Este artigo vai falar de coisas concretas que ao executa-las corretamente poderão ser o garante de um ano de 2013 com muitas vendas e, mesmo em tempos de maiores dificuldades, ser positivo para a sua empresa.

Muitas empresas, nestes últimos dias de 2012 ainda continuam a “correr” atrás de vendas para tentar fechar o ano e atingir o budget de vendas estipulado no início. Outras já estão a pensar exatamente o que fazer nos próximos 12 meses para continuar a vender mais e melhor.

Ok. Também não vou falar de planeamento empresarial. O que lhe trago é cinco poderosas dicas para que possa implementar na sua empresa uma estratégia que vença todas as adversidades que por ai ainda vem.

Não atire em qualquer “pardal” que lhe passar a frente. Por vezes temos a tendência de pensar que para entrar dinheiro “fresco” na nossa empresa temos que andar a correr atrás de tudo o que se mexa para tentar angariar novos clientes. É claro que todas as empresas precisam de novos clientes, mas não podemos descurar de forma nenhuma os atuais. No meu entender, 2013 vai ser o ano da venda por referência. Somente quando temos um cliente estiver contente com o serviço ou produto que lhe vendemos é que vai referenciar a nossa empresa a outros. Para saber como tratar bem os seus clientes leia este artigo: Como tomar conta da sua base de clientes.

Construa e mantenha uma equipa de vendedores que interioriza os valores da empresa. Tenho o orgulho de dizer que adoro vender. Mas acima de tudo tenho orgulho no que vendo. Só vendo o que realmente acredito que funciona nos meus clientes. Nunca vendi algo que pudesse ser usado contra mim ou contra a empresa que trabalho ou trabalhei. É claro que como em tudo na vida, tivemos problemas por em determinados momentos o serviço não funcionar como expectável. Mas sempre pudemos corrigir e avançar sem criar problemas. Se não consegue ter os melhores profissionais de vendas que o mercado possui, então construa a equipa com as pessoas que acreditam e interiorizam os valores da sua empresa. Mais do que vender, eles irão “vestir a camisola”. A esta equipa de vendas adicione uma equipa técnica que lhes dê suporte nas questões mais complicadas e terá uma equipa super motivada, vencedora e vendedora. Leia este artigo para completar o entendimento deste ponto: Como criar uma equipa de sucesso.

Não tenha medo de arriscar. Já escrevi anteriormente que algumas empresas têm medo de arriscar em novos mercados, novos produtos ou novos serviços, somente porque o que já possuem “funcionou” no passado e ainda funciona “aos empurrões”. Manter esta postura pode ser o início do fim. Faça uma análise verdadeira sobre quais os produtos ou serviços que já não interessam ao mercado e deixo-os morrer. Segundo um artigo que li, a nossa pele renova-se a cada 4 semanas. Assim sendo, se o nosso corpo é capaz de eliminar o que não interessa, porque que você ou a sua empresa não hão de fazer o mesmo? Leia este artigo para compreender todo o alcance deste ponto. Estratégias para vender mais e melhor.

Tenha o melhor serviço pós-venda do mundo. Sempre disse, e volto a repetir, vender é muito fácil. Manter um cliente satisfeito com a nossa empresa é muito mais complicado. Todos os colaboradores de uma empresa, ao entrar, deveriam obrigatoriamente de passar uma semana no atendimento ao cliente. Nos tempos que correm os clientes já não precisam de muito para abandonar-nos. Provavelmente conhecer o ditado que diz que um cliente satisfeito trás 10 novos e que um insatisfeito afasta 20 potenciais clientes. Se quer que a sua equipa de vendas tenha mais sucesso ao vender, então monte o seu serviço ao cliente com os melhores e mais capazes profissionais do mercado. O trabalho deles será a continuidade do que os vendedores fazem na rua, e se souber formá-los como deve ser, serão ainda excelentes vendedores de serviços suplementares.

Crie um ambiente de competição saudável. Muitas empresas criam os seus murais onde apresentam o colaborador do mês. Outras empresas com uma vertente mais comercial, criam incentivos adicionais aos vendedores que mais rapidamente atingirem os seus objetivos de curto prazo. Um call center que conheci, por cada vez que um vendedor por televendas conseguia fechar um novo negócio, o rosto dele aparecia nos televisores espalhados pela sala e por baixo da foto uma frase a incentivar os outros vendedores a conseguir também que a foto deles ali aparecesse. Existem excelentes formas de manter todas as equipas da empresa a competirem entre si, de forma saudável e em prol do objetivo maior que é fazer a empresa ter sucesso no mercado, poder melhorar os seus salários e dar-lhes melhores benefícios. Leia este artigo relacionado com este tema. Como construir equipas de alta performance.

Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu mais alguma coisa, eu adoraria compartilhar informações mais detalhadas com você e/ou qualquer outra pessoa que você possa pensar que irá beneficiar se conhecer a minha Fórmula que muda a forma de vender.

E é isso. Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a vender mais. Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você e qual a sua avaliação sobre o que leu.

Quer ver o seu comentário na página principal do site, escreva o seu comentário sobre como este artigo lhe ajudou e se identifique com o seu nome e email.
Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->


Eu sou contra o novo acordo ortográfico.

Motivação não se compra

Setembro 10, 2011

Esta semana foi a primeira semana de Setembro e desde segunda-feira que aqui em Lisboa…

%d bloggers like this: