Dez atitudes reprováveis em qualquer vendedor

by

Todos vivemos situações estressantes todos os dias. Mas independente disso, quando estamos a interagir com outras pessoas, sejam elas colegas ou clientes, há que ter as atitudes certas. Por isso, apresento a seguir dez atitudes reprováveis em qualquer vendedor.

Atitude errada nº 1 – Ter um Ego inchado

Eu, eu, e sempre eu, não pode ser considerada uma atitude de jogador em equipa. Quando estamos envolvidos num processo de venda, não somos só nós que estamos a agir e interagir. Há um conjunto de outros colegas que, directa ou indirectamente, vão contribuir para o sucesso final da negociação. Numa empresa dependemos sempre das outras áreas para que a nossa tenha sucesso. Ter a humildade para pedir ajuda ou mesmo ajudar outros colegas é fundamental.

Atitude errada nº 2 – Ter um Temperamento explosivo (pavio curto)

Um colega nos pede ajuda. Porém como estamos demasiado ocupados com o que temos em mãos, respondemos de forma mal-educada que não podemos ajudar.

Este mesmo colega pede uma opinião sobre um texto que vai apresentar numa proposta e respondemos “Não me chateie” ou pior, depois de ler, a primeira coisa que sai da nossa boca é “isto está tudo mal”.

Um cliente está a espera que enviemos uma proposta, pois quer tomar uma decisão rápida, e nós ao telefone respondemos que não somos maquinas e que quando estiver pronta enviamos.

Atitude errada nº 3 – Falta de Valores e Integridade

Todas as vezes que usamos a frase “Permita-me contar-lhe uma verdade!”, do lado do cliente o que ele pensa é “Então até agora tudo o que ele disse é mentira?”.

O cliente ainda na fase de decisão, pergunta-nos se podemos assegurar a entrega do produto no dia 20, mas mesmo sabendo que não vai ser possível entregar antes do dia 25, confirmamos que sim, que vamos entregar no dia 20 só para conseguir fechar o negócio.

Atitude errada nº 4 – O Ameaçador

Caro Sr. Cliente, acredite que se não fechar negócios connosco, não vai encontrar ninguém tão competente como nós no mercado. Só nós sabemos como fazer isso.

Caro Sr. Cliente, você tem que fechar o negócio comigo hoje, por que se não, eu retiro a minha oferta e quando quiser voltar a falar sobre o tema, vou lhe cobrar mais 25% do que o actual preço.

Atitude errada nº 5 – O Ressabiado (ressentido)

Porque é que o João foi invadir o meu território e contactar aquela empresa? Eu já venho tentando entrar lá há muito tempo e agora ele conseguiu a reunião.

Porque é que o Pedro foi promovido se eu sou muito melhor vendedor que ele?

A Joana chegou a empresa há 5 meses e já tem direito a uma mesa perto da janela quando eu já estou cá a 2 anos e continuo sentado no corredor. Isso não é justo.

Atitude errada nº 6 – O Obstáculo

Um colega sabe que temos uma reunião no norte e pede para lhe dar uma boleia e a primeira coisa que sai da nossa boca é: “Não vai dar por que eu tenho o carro cheio de panfletos e não há espaço” (mesmo todos sabendo que isso é mentira).

O seu cliente pede para ver junto da equipa de entregas se pode reprogramar para um horário mais cedo e começamos a inventar desculpas, somente por que não nos apetece levantar o rabo da cadeira e ir falar com os colegas.

Respondermos a quem pede ajuda com a frase “Isso é muito complicado” ou “isso não vai dar certo”.

Atitude errada nº 7 – O Acusador

A culpa de eu não conseguir atingir os objectivos de vendas é por que o “mercado” não gosta dos nossos produtos.

O departamento de entrega nunca cumpre os compromissos e por isso os nossos clientes passam o tempo todo a reclamar comigo.

A culpa de eu não conseguir levantar cedo é por causa do despertador que nunca toca a hora certa.

Se não fosse o facto do escritório ser tão longe da minha casa, eu provavelmente conseguiria chegar lá todos os dias as 09h00.

Atitude errada nº 8 – O Infeliz

Isso está tudo mal. Assim não há a menor hipótese dos nossos clientes fazerem negócios connosco. Os nossos produtos são todos maus e os clientes sabem disso.

Os meus colegas estão o tempo todo a tentar me prejudicar. Eu não consigo que ninguém me ajude. Toda a gente aqui dentro da empresa me trata mal.

Atitude errada nº 9 – O Autoritário

Sr. Cliente, você sabe com quem está a falar? Eu sou o Director Comercial e não admito que me falem desta forma.

Sr. Cliente, desculpe mas a mim ninguém ensina como devo trabalhar ou comandar os meus vendedores. Aqui na empresa quem manda sou e por isso todos fazem o que eu mando.

Atitude errada nº 10 – O Procrastinador

Eu faço as propostas todas como está escrito no manual de procedimentos da empresa. Eu entro todos os dias as 08h30 e nunca consigo sair daqui antes das 19h00. Não entendo por que é que o meu chefe não vê o quanto eu me esforço para ser um bom colaborador.

Sei que não estou a vender como é esperado, mas eu faço tudo certinho como me mandam.

Conclusão

Se você se identifica com um ou mais destas atitudes, tenha muita atenção a sua forma de ser e de agir, pois isso está a prejudicar muito a sua profissão.

Muito obrigado por ler o meu artigo. Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu alguma coisa, imagine o que poderá beneficiar e aprender se me contratar como Coach onde posso ajudá-lo a ser (ainda mais) melhor profissional.

Se tem dúvidas se pode funcionar consigo, solicite a sua consulta de 30 minutos gratuita, tenho a certeza que depois de conversarmos, vai reconhecer o quanto isso é necessário.

Conheça as condições e o como funciona a minha Fórmula que muda a forma de vender.

Se não gostou do artigo, partilhe com a sua concorrência. Eles vão adorar aprender como ser melhores e saber como vencer no mercado.

Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a ser melhor profissional.

Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você e qual a sua avaliação sobre o que leu. A melhoria contínua só acontece com o seu feedback.

Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->


Eu sou contra o novo acordo ortográfico.

%d bloggers like this: