Primeiramente começo por explicar o que encontrei pela internet como exemplos do que é necessário fazer para ser uma pessoa mentalmente mais forte. Aqui vão 3 sugestões.

1. Segundo Míriam Martinho no seu artigo “Como ser mentalmente forte em 13 passos” ela define com sendo um conjunto de características que está relacionado com a forma como pensamos e agimos no sentido de sermos mentalmente fortes.

2. Já o site A Mente é Maravilhosa no seu artigo “10 coisas que as pessoas mentalmente fortes fazem todos os dias” explica que “Uma pessoa mentalmente forte é, por exemplo, aquela que não se deixa influenciar pelos demais, que sabe como é, e se orgulha da sua personalidade. Uma pessoa mentalmente forte se conhece e não permite que os demais a mudem.

3. Por fim o site da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional no seu artigo “5 exercícios para se tornar mentalmente forte” diz que exercitar a mente é tão, ou mais importante, que exercitar o corpo. O artigo refere “Porém, não menos importante é exercitar a mente a fim de atingir o equilíbrio emocional e desenvolver a força psicológica!

Depois desta breve passagem pelo que alguns especialistas dizem sobre a necessidade de trabalhar a mente, para mim não é só necessário, é mais que isso, é prioritário, diria mesmo mandatório, para conseguir ultrapassar as adversidades da vida e continuar a ter uma atitude positiva. Neste artigo quero deixar mais 8 dicas para conseguir ser uma pessoa mentalmente mais forte.

Dica nº 1 – Usar a sua força mental de forma sábia

Há dezenas de atividades que, se deixarmos, criam uma entropia enorme na nossa vida diária. Saber usar de forma sábia a mente, significa não se deixar enredar nestas actividades improdutivas e desnecessárias. Mentalmente forte significa aprender a reconhecer o momento que estas situações acontecem e evitá-las. Temos todos o mesmo tempo útil diário. Está nas nossas mãos usá-lo como deve ser, para fazer coisas que ajudem a cumprir objectivos.

Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades,
Lembrai-vos de que as grandes coisas do homem
Foram conquistadas por que pareciam impossíveis!

Dica nº 2 – Reformular os momentos negativos

Todos temos (e passamos) momentos “cagalhão”, ou seja, sentimos que estamos mesmo atolados em merda até ao pescoço e quase não conseguimos nos mexer. As pessoas mentalmente fortes, param, reflectem e reformulam os seus momentos negativos não como um momento “cagalhão”, mas como um processo de aprendizagem e de lição aprendida para não voltar a passar por isso.

Dica nº 3 – Reflectir como alterar o presente para ser melhor no futuro

Pessoas mentalmente fortes reflectem sobre o progresso em direção dos seus objectivos todos os dias. Reservam um tempo para examinar o que estão a fazer bem e reconhecem áreas que precisam melhorar. Se responsabilizam pelos seus erros e se esforçam constantemente para crescerem e serem melhores.

Nenhum projecto é viável se não começar a construir-se desde já.
O futuro será o que começar a fazer dele no presente.

Dica nº 4 – Trabalhar para concluir objectivos

Pessoas mentalmente fortes estabelecem objectivos pessoais e profissionais claros com significado e propósito. Renunciam resultados incompletos, mantendo os objectivos de longo prazo em mente. Vêm obstáculos como degraus de uma escada a serem escalados no caminho do sucesso.

Dica nº 5 – Tolerar o desconforto por um propósito maior

Há pessoas que evitam qualquer tipo de sofrimento e há outras que sofrem apenas para provar o quanto são duras. Pessoas mentalmente fortes, no entanto, toleram desconforto quando serve um propósito maior. Exercitam-se quando se sentem cansados, fazem um discurso brilhante quando se sentem aterrorizados, usam a dor para se tornarem melhores.

Motivo de arrependimento é não aprender com os próprios erros.

Dica nº 6 – Praticar a gratidão

Como escreve Mark Manson no seu livro “A Subtil Arte de Dizer Que se F*da”, algumas pessoas sofrem de uma patologia chamada “Tenho o direito”. São pessoas que acreditam, e insistem, que são merecedores de tudo e do melhor que há, só porque sim. Pessoas mentalmente fortes reconhecem que já possuem tudo o que precisam e reconhecem esta boa sorte. Gostam de expressar gratidão por tudo o que obtiveram, grande ou pequeno.

Dica nº 7 – Equilibrar as emoções com a lógica

Pessoas mentalmente fortes sabem que os seus sentimentos desempenham um papel importante na percepção e no comportamento. Prestam muita atenção à forma pelas quais as emoções influenciam o julgamento. Equilibram cuidadosamente as emoções com a lógica para tomar as melhores decisões possíveis.

Dica nº 8 – Viver de acordo com seus valores

Os tolos gostam de medir a autoestima comparando à concorrência. Pessoas mentalmente fortes não são vítimas dessas distrações. Se concentram em viver de acordo com os seus valores e fazer o melhor, apesar das circunstâncias. No final do dia não questionam se conseguiram vencer todos os outros. Em vez disso, questionam o quanto foi fiel aos seus valores.

Conclusão final

Estas dicas são parte integrante do processo de Coaching que tenho com os meus clientes onde trabalho a melhoria da produtividade e no Desenvolvimento Transformacional nas suas vidas, empresas ou no processo de venda.

Se depois de ler este artigo quer conhecer como o Coaching pode agir de forma positiva na sua vida e na sua empresa, o primeiro passo e clicar no link para ter a sua Sessão Experimental de Coaching.

Muito obrigado por ler o meu artigo.

Pense nisso!

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNão
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Nome: email:
Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?
Clique em ->

8 dicas para conseguir ser mentalmente mais forte

Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Transformacional e Director de Vendas na Saphety (empresa do Grupo Sonae). Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. Fui Presidente da Direcção na OV-APPV Associação Portuguesa dos Profissionais de Vendas e trabalhei na Petrogal (actualmente Galp Energia), na Agência Reuters Portugal, na Bull Portuguesa, na Novis Telecom e Mainroad (grupo Sonaecom). Sou keynote speaker, formador e mentor de equipas de vendas, desenvolvi e pratico a metodologia "Venda Melhor – A Fórmula que muda a forma de ser". Trabalho como Coach no desenvolvimento de profissionais em clientes empresarias em Portugal, Colômbia, Brasil, Espanha, França, Itália, Quénia e Cazaquistão. Acredito que há um potencial a ser trabalhado em cada um dos meus clientes, de forma única. O meu lema é “Coaching: It’s all about execution!” Quer falar comigo sobre como ser melhor profissional? email: we@wilqueserlacher.com Skype: w.erlacher telefone: +351 932 558 558