Três regras quando para aumentar a sua rede de contactos no seu trabalho.
Normalmente o que pensamos como alagar a minha rede de contactos (vulgo networking), pensamos sempre em pessoas fora da empresa ou da organização. Mas uma rede de contacto bem estruturada deve começar primeiro com as pessoas que consegue ter um acesso privilegiado, tal como temos com os nossos colegas. Eis três pequenas regras que podem ajudá-lo a melhorar a sua rede de contactos:

  1. Construa com pessoas que não conhece. Não vale a pena adicionar a sua rede de contactos o colega que trabalha na mesma equipa. Procure conhecer pessoas de outras equipas ou áreas de negócio.
  2. Opte pela diversidade e não quantidade. Ao invés de ter 35.000 contactos que não conhece de lado nenhum, construa uma rede eficiente onde conheça pessoas diferentes e que permitam você alagar conhecimento e negócios.
  3. Vá mais além das caras conhecidas. Identifique quem são as “estrelas” dentro da sua empresa – pessoas que trabalharam em várias equipas e projectos – e peça que ele te introduza as pessoas que conhece.

Três formas de corrigir uma mancada
Todos erramos e isso é impossível de se evitar. Por vezes temos que pedir desculpas pelos nossos erros. Por isso eis três dicas para ajudar quando chega a sua vez:

  1. Admita o erro. Como diz o ditado: “quem fala a verdade não merece castigo.” Tentar delegar a culpa em “alguém” ou no “sistema” só vai piorar as coisas.
  2. Tente rir de si mesmo. Quando apropriado, siga em frente. Goze consigo mesmo e dê permissão para que outros possam rir e gozar. Afinal por vezes é preciso ter algum bom humor para resolver as questões.
  3. Reorganize a discussão. Todos vão querer “martelar” no problema de forma indefinida. Dê um basta na conversa e mude o foco da conversa para um tema mais importante.

Voltar a base
Você é um excelente vendedor. Com o crescer do sucesso, torna-se difícil dar grandes saltos de performance. Mas agora existe uma imagem por preservar e para não correr riscos, você começa a entrar numa rotina que lhe permite assentar e engordar sem fazer muito alarido e esforço. Eis três dicas para evitar que possa continuar a engordar a barriga e passar a continuar a engordar a carteira.

  1. Dê uso a sua rede de contactos. Todo excelente vendedor conseguiu criar a sua própria rede de contactos. Facto: todos precisamos de ajuda. Por isso, comece a pedir ajuda as pessoas mais próximas da sua rede de contactos sobre quais as habilidades que deve ter para conseguir atingir o próximo nível.
  2. Seja vulnerável. Esteja aberto para aprender com novas experiências que o farão sentir inseguro na melhor das hipóteses e um incompetente na pior das hipóteses.
  3. Saiba reconhecer os pequenos fracassos. Reconheça que não sabe tudo e confesse os seus pequenos medos de errar as pessoas mais próximas.

Pense nisso e boas vendas

No tags for this post.

Wilques Erlacher

Coach de Desenvolvimento & Transformacional, membro da ICF – International Coach Federation com o nº 9120494 e Director de Vendas na Saphety (empresa do Grupo Sonae). Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. Fui Presidente da Direcção na OV-APPV Associação Portuguesa dos Profissionais de Vendas e trabalhei na Petrogal (actualmente Galp Energia), na Agência Reuters Portugal, na Bull Portuguesa, na Novis Telecom e Mainroad (grupo Sonaecom). Sou keynote speaker, formador e mentor de equipas de vendas, desenvolvi e pratico a metodologia "Venda Melhor – A Fórmula que muda a forma de ser". Trabalho como Coach no desenvolvimento de profissionais em clientes empresarias em Portugal, Colômbia, Brasil, Espanha, França, Itália, Quénia e Cazaquistão. Acredito que há um potencial a ser trabalhado em cada um dos meus clientes, de forma única. O meu lema é “Coaching: It’s all about execution!” Quer falar comigo sobre como ser melhor profissional? email: we@wilqueserlacher.com Skype: w.erlacher telefone: +351 932 558 558