Conhece as atitudes que destroem uma venda? – Parte I

by

Na minha opinião, mais importante do que dizer como fazer uma determinada coisa, é importante conhecer primeiro o que não se pode fazer. Isso permite logo a partida criar as devidas balizas e barreiras que, se você as tiver presente na cabeça, vão contribuir para o seu sucesso profissional.

Esta semana trago um tema que são os factores bloqueadores da comunicação entre o vendedor e os seus clientes. São 15 dicas muito poderosas e com uma breve explicação, por que é que isso é um factor bloqueador.

Provavelmente conhecerá outros factores e o meu desafio, desde já, é que comente e deixe o seu ponto de vista sobre o que pode também ser um factor bloqueador.

Factor Bloqueador nº 1 – Falar mais para si do que para o outro

Porque é que os vendedores acreditam que quanto mais falam, mais conseguem vender? Engano total. O silêncio, nas vendas, é a arma mais poderosa para conseguir vender. O seu objectivo é conseguir que o cliente descubra, com as suas perguntas, que a solução do seu problema é comprar a sua solução.

Artigo relacionado: Como usar o silêncio de forma eficaz para fechar negócios

Factor Bloqueador nº 2 – Gesticular abundantemente

Gesticular é não ficar quieto com os braços. Isso pode ser interpretado pelo seu cliente como uma ameaça, ou mesmo, vontade de lhe bater. Mantenha os braços junto ao corpo e quanto menos gesticular, melhor para o seu processo de negociação.

Factor Bloqueador nº 3 – Mentir

Será que preciso explicar o quanto isso é prejudicial ao negócio?

Artigos relacionados: As mentiras que os maus vendedores adoram – Parte I e

As mentiras que os maus vendedores adoram – Parte II

Factor Bloqueador nº 4 – Ser confuso na expressão de ideias

Quando estiver perante o seu cliente, o que ele quer e espera de si é que tenha um discurso linear e que encaminhe a conversa para atingir o objectivo que ele pretender, ou seja, ver o seu problema resolvido. Se não tiver um discurso bem estudado e memorizado, só vai criar problemas e confusão no seu cliente.

Factor Bloqueador nº 5 – Sorrir sarcasticamente

A franqueza e sinceridade são as melhores armas que um vendedor pode ter a seu favor. Tudo o que vá contra isso, deve ser eliminado.

Artigo relacionado: Dez excelentes técnicas para destruir a actividade comercial da sua empresa

Factor Bloqueador nº 6 – Não dizer a verdade

Qual a diferença entre este factor e o nº3? Mentir, é o acto de esconder uma verdade, de esconder alguém ou algo. Não dizer a verdade, é para não formar um grande escândalo, mas haverá sempre alguém que irá descobrir. A sua postura comercial deve ser a de nunca mentir, mesmo que a verdade faça você não ganhar o negócio.

Factor bloqueador nº 7 – Falar sem conhecimento de causa

Este factor é tão banal entre os vendedores. Nunca vi um factor tão fácil de ser usado por quem não sabe absolutamente nada de um assunto, apresentar-se como um expert num tema. É claro que o saber não ocupa espaço, e se quer ser reconhecido pelos seus pares, terá que dominar mesmo muito bem o seu produto ou serviço. Agora até chegar a este ponto de excelência, não seja um imbecil e recorra a pedir ajuda a quem sabe “Mesmo” do assunto para lhe ajudar a explicar ao cliente como funciona e como resolve o problema dele. A partir do momento que se sentir capaz e dominador do tema, então poderá dispensar a ajuda. Até lá, não se meta em águas profundas. Poderá se afogar.

Para a semana trago a segunda parte.

Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu mais alguma coisa, eu adoraria compartilhar informações mais detalhadas com você e/ou qualquer outra pessoa que você possa pensar que irá beneficiar se conhecer a minha Fórmula que muda a forma de vender.

E é isso. Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a vender mais. Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você e qual a sua avaliação sobre o que leu.

Quer ver o seu comentário na página principal do site, escreva o seu comentário sobre como este artigo lhe ajudou e se identifique com o seu nome e email.
Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->


Eu sou contra o novo acordo ortográfico.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Desligue o computador

Outubro 11, 2009

Penso que deve concordar comigo, quando digo que a internet, as redes sociais e todos…

%d bloggers like this: