Verdade de la palisse, certo. Todo vendedor sabe disso. Sabe que deve prestar sempre atenção e estar constantemente a tentar assumir uma atitude positiva.

Vender nunca foi uma profissão fácil. Aliás, diz o ditado que “Vender é muito fácil se se trabalhar no duro”.

Claro que se você assumir uma atitude errada, verá que tentar atingir o sucesso nesta profissão será algo quase impossível. A atitude é algo intangível, mas está na base da performance de todos os vendedores de sucesso.

Se reparar bem, verá que são muito poucos os vendedores que “trabalham” efectivamente a sua atitude numa base diária. Mesmo quando deveriam estar preocupadíssimos com isso sempre que fossem para uma reunião ou pegassem no telefone para falar com um potencial cliente.

Acha que estou errado?

Então com base na sua experiência profissional e pessoal responda, verdadeiramente, sobre qual a sua atitude se se deparasse com os seguintes cenários:

1 – Quantas vezes fez a gravação dum telefonema a um potencial cliente e depois ouviu a mesma para analisar se a atitude que assumiu durante a chamada foi a correcta?

2 – Qual a atitude que assumiu quando ia a caminho de uma reunião e recebeu um telefonema do seu potencial cliente a cancelar a mesma no último momento?

3 – Qual é a sua atitude quando depois de muito penar para conseguir a “tal” reunião, assim que se senta o seu interlocutor diz-lhe que tem somente 45 minutos, mas passados 20 minutos acaba a reunião sem justificar?

4 – Qual é a sua atitude quando alguém que conheceu a poucos minutos começa a falar mal da sua empresa?

5 – Qual é a sua atitude quando o seu interlocutor começa a argumentar sobre o preço muito antes de você começar sequer a fazer a apresentação da sua proposta?

6 – Qual é a sua atitude quando o seu potencial cliente diz-lhe que só compra da empresa que apresentar o menor valor?

7 – Qual é a sua atitude quando o seu interlocutor começa a procrastinar a sua apresentação e diz-lhe na cara que afinal ele não ter poder nenhum para influenciar na decisão sobre o negócio?

8 – Qual a sua atitude quando você finalmente descobre que a pessoa com quem está reunido não é o decisor?

9 – Qual é a sua atitude quando vai para uma reunião importantíssima, que demorou meses a conseguir, e no caminho fura o pneu do carro durante uma chuva torrencial?

10 – Qual é a sua atitude com os seus colegas no escritório, quando está a ter problemas na sua vida pessoal?

11 – Qual é a sua atitude quando está doente?

Responder a estas questões irá fazer você tomar consciência que a atitude é tudo na vida de vendedor.

Pense nisso, responda com sinceridade e boas vendas.

No tags for this post.

Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Transformacional e Director de Vendas na Saphety (empresa do Grupo Sonae). Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. Fui Presidente da Direcção na OV-APPV Associação Portuguesa dos Profissionais de Vendas e trabalhei na Petrogal (actualmente Galp Energia), na Agência Reuters Portugal, na Bull Portuguesa, na Novis Telecom e Mainroad (grupo Sonaecom). Sou keynote speaker, formador e mentor de equipas de vendas, desenvolvi e pratico a metodologia "Venda Melhor – A Fórmula que muda a forma de ser". Trabalho como Coach no desenvolvimento de profissionais em clientes empresarias em Portugal, Colômbia, Brasil, Espanha, França, Itália, Quénia e Cazaquistão. Acredito que há um potencial a ser trabalhado em cada um dos meus clientes, de forma única. O meu lema é “Coaching: It’s all about execution!” Quer falar comigo sobre como ser melhor profissional? email: we@wilqueserlacher.com Skype: w.erlacher telefone: +351 932 558 558