A diferença entre conversar e falar

A primeira vista até poderá pensar que não existe uma diferença obvia entre conversar e falar. Na verdade, as duas coisas servem para expressar verbalmente alguma coisa. Porém a primeira (conversar) permitirá aumentar e melhorar a sua performance profissional (e pessoal). No caso da segunda (falar) é, na minha opinião, o acto quando alguém abre a boca e dispara uma quantidade de palavras  sem se preocupar com quem está a interagir.

No meu artigo de hoje vou abordar 4 visões, que acredito darão uma nova visão sobre a necessidade de saber conversar e como isso pode ajudar muito a ser bem sucedido profissionalmente.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS

Primeiro quero partilhar uma definição de conversar que encontrei neste site: Conversar é a acção e o efeito de falar entre duas ou mais pessoas. O termo deriva do latim “conversa” e costuma ser utilizado como sinónimo de diálogo ou conversação. A conversa supõe uma comunicação através de algum tipo de linguagem (oral, gestual, escrita, etc.) e implica uma interacção onde duas ou mais pessoas constroem de forma conjunta um contexto e um propósito.

Visão nº 1 – Conversar permite conhecer pessoas

Tudo no nosso mundo se desenvolve através das conversas. As relações humanas, tanto na esfera pessoal e, principalmente, na profissional são regidas pelas nossas conversas. Na verdade, são estas mesmas conversas o motor capaz de criar novas possibilidades e realidades na nossa vida.

Siga-me pelologo_b

Existem algumas regras básicas para conversar, onde é importante ter em conta “o outro”, saber respeitar e tornar este processo comunicativo criativo, que permita enriquecer ambos e contribuir para encontrar pontos de entre ajuda.

Visão nº 2 – Conversar pode gerar soluções

Isso não podia ser mais verdade, principalmente num processo de . É através da conversa franca e sincera entre Coach e Coachee que é possível encontrar soluções e planos de acção para cumprir os objectivos definidos no contrato do processo. Sem este acto de conversar, nada aconteceria, sem conversa não seria possível ter insights e sem conversa não existiriam momentos de descoberta de novos caminhos.

Visão nº 3 – Conversar ajuda a melhorar o seu negócio

A parte mais importante de negócio é conseguir fazer crescer as vendas e angariar novos clientes. Para que este processo ser realidade, só é possível através de conversas abertas e honestas com os clientes, onde deve conceder liberdade para receber feedback. Portanto, receba cada feedback como uma oportunidade para melhorar a oferta, o seu negócios e superar a concorrência.

Visão nº 4 – Conversar faz as pessoas lembrarem de si

Quantas vezes na sua vida começou a conversar com uma pessoa e esta tinha um tom de voz monocórdico que só lhe dava sono ao ouvi-la falar? E aquela que falava tão rápido que não conseguia entender uma palavra do que ela dizia? E aquela outra que por mais questões que lhe punha só sabia responder “sim” e “não”. Pois é, estas pessoas ficaram marcadas na sua memória por pontos negativos.

Desenvolver habilidades de conversação, poderá ajudar a ser memorável da forma correta. Poderá não conseguir um novo cliente sempre que converse com uma nova pessoa, mas isso não deve desencorajá-lo.

Acredite que muitos empresários vieram até mim para saber mais sobre Coaching por causa de uma conversa que tive com outro empresário. Muitas vezes, esse empresário com quem conversei simplesmente apreciou a nossa conversa e me recomendou aos seus amigos e clientes.

Conclusão final

Se depois de ler este artigo quer conhecer como o Coaching pode agir de forma positiva na sua vida e na sua empresa, o primeiro passo e clicar no link para ter a sua Sessão Experimental de Coaching.

Muito obrigado por ler o meu artigo.

Pense nisso!

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNão
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Nome: email:
Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?
Clique em ->

A diferença entre conversar e falar

Coach Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Metafórico e Presidente do Conselho Fiscal da ICF Portugal. Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. O meu lema é: “Coaching não é para quem precisa, é para quem quer ser melhor” Os meus contactos são: email: we@wilqueserlacher.com || Skype: w.erlacher || Tel: +351 932 558 558