Tweetar ou não Tweetar, eis a questão

by

Esta semana trago um artigo que foi publicado originalmente pela www.youngupstarts.com onde apresentam 25 dicas muito boas para quem já publica Tweets ou para quem está a pensar entrar neste mundo.

No meu caso só publico (e republico) Tweets uma vez por dia logo pela manhã. É uma forma das pessoas que me seguem logo que acedem a aplicação tenham acesso a informação partilhada. Publico também todos os meus artigos usando normalmente os marcadores (hashtag) (#) #vendamelhor e #vendas. Poderá ajustar o seu software de gestão de Tweets para acompanhar os textos que possuam estes dois marcadores.

Mantenha o seu perfil focado na sua profissão

Maximize ao máximo todo o espaço que tem na descrição do seu perfil para partilhar tudo o que possa ajudar a apresentar o que faz. É claro que pode também indicar os seus passatempos mas é um desperdício de espaço. Use um nome de perfil que permita saber quem você é ao invés de @amorzinhofofo ou @adorocachorrinho. Preencha o seu perfil com os seus dados reais.

Use uma foto real

Uma das partes que considero mais importante no Twitter é a foto. Sinceramente não entendo porque as pessoas adoram colocar avatares ou imagens de desenhos animado. Qual a confiança que se pode ter em alguém que tem a foto do Pato Donald, Zé Carioca ou Tio Patinhas?

Não basta usar, contribuir também é necessário

Fazer networking no Twitter é muito mais contribuir do que retirar. Os maiores especialistas do mercado confirmam que em média 90% do que uma pessoa partilha é útil para quem o segue. Quando partilha informação interessante ou republica o Tweet de alguém está a contribuir para aumentar a sua notoriedade na rede. Relativamente aos restantes 10% é usado para solicitar ajuda, partilhar fotos ou informação irrelevante e sem benefício.

Procure seguir qualidade e não quantidade

É natural que uma pessoa siga muitas pessoas. Geralmente quando segue alguém, ele também passa a seguir-lhe. Mas nem sempre quantidade é qualidade. Quando seguimos muita gente, vamos ter uma dificuldade muito grande para conseguir validar o que interessa do que o que pertence aos tais 10% de lixo. Eu só sigo pessoas que realmente tem algo que me permita aprender com elas. Não vale a pena estar a seguir pessoas que só fazem é Twittar que está no local A e depois no local B e que agora estão a comer uma empada, etc. Conecte-se com quem vale mesmo a pena.

Participe nas conversas

Sabia que no Twitter também pode manter uma conversa com outras pessoas? Sim é possível. Existem um website próprio para isso chamado TwChat que é usado pelas pessoas para abordar um determinado tema e todos os que seguem este utilizador recebem a mensagem e contribuem com a sua opinião.

Mantenha o que publica… público

Muitos utilizadores preferem que os seus Tweets mantenham-se privados. Entendo isso quando temos um perfil só para coisas pessoais. Quando estamos a falar de um perfil profissional, quanto mais pessoas tiverem acesso ao que publica, mais notoriedade e facilidade das pessoas lhe encontrar terá na rede.

Se não aparecer, desaparecerá

Ao criar e gerir o seu perfil, convém que ele represente o que faz ou o que quer que as pessoas conheçam de si. Outra forma de se dar a conhecer e ser um contribuinte regular de informação, artigos, notícias e técnicas que ajudem outras pessoas que lhe vejam como uma boa fonte de informação.

Mantenha-se atento as tendências

O Twitter pode radicalmente ajudar a melhor a sua capacidade profissional. Siga pessoas que partilham informação e noticias que permitam estar a par das tendências na sua área de negócio, depois use esta informação como aprendizagem para melhorar a sua forma de trabalhar.

Use o Twitter para quebrar o gelo

Sempre que vá participar num evento público, procure antes saber na rede quem vai estar no evento e tente conectar-se a eles e manter uma conversa antecipada. Assim quando chegar ao evento terá uma boa quantidade de pessoas que poderá conhecer pessoalmente e expandir a sua cadeia de contatos.

Seja autêntico

Eu uso o Twitter como uma ferramenta profissional. Mas uma coisa que não pode ser descurada é que por trás de todos os perfis existem pessoas. Ao passar informação para a rede está diretamente a ser responsável por ela. Se não gosta de um determinado tema, não deve então republicar Tweets sobre ele. A sua imagem é indexada ao conteúdo que publica.

Siga pessoas que estão no seu círculo profissional

A melhor forma de saber o que acontece no mercado onde trabalha é acompanhar pessoas que estão nele. Porque não seguir os CEO’s de grandes empresas que quer marcar uma reunião? Porque não seguir alguém dentro da empresa concorrente para saber o que eles estão a dizer ao mundo?

Não se esqueça das boas maneiras

As pessoas pensam que por estar atras de um teclado podem dizer tudo o que lhes passa pela cabeça que nada nem ninguém irá fazer nada contra. É um grande erro. Independentemente de gostar ou não do que dizem sobre si na rede, não deverá nunca perder a cabeça e entrar em discussões públicas. Não gostou do comentário? Bloqueie a pessoa. Lembre-se que tudo o que disser no Twitter poderá ser republicado por alguém e nunca mais irá conseguir parar a dispersão do que disse.

Participe de forma regular

Tal como fazemos com os nossos amigos mais próximos que tentamos falar com ele com a maior regularidade possível, na rede é o mesmo. Ninguém quer seguir uma pessoa que só publica alguma coisa de 3 em 3 meses e sem nenhum interesse.

Ponha o Twitter a procura do seu próximo emprego

Se está a procura de um novo trabalho, o Twitter é o local ideal para encontrar o seu próximo emprego. Através das salas de chat ou seguindo um determinado marcador (hashtag) existe um mundo de oportunidades que aparecem na rede. Dou um exemplo para quem procura trabalho no Brasil, siga os perfis ‏@CurricularBR, @empregosemsp, @mgempregos que eles publicam todos os dias dezenas de oportunidades de trabalho para vendedores.

Use o Twitter para melhorar a sua rede de contatos

O Twitter é no meu entender uma das melhores ferramentas para aumentar a minha rede de contatos. No meu cartão-de-visita pessoal tenho sempre o meu perfil do Twitter, Facebook e Linked In para permitir que quem eu conheça possa seguir o que publico. Depois disso vejo quem ele segue e aumento a minha cadeia de contatos.

Torne-se um especialista no Twitter

Se está envolvido na área das TI, então dou uma sugestão: torne-se um especialista nesta rede. O mercado está procura de pessoas que dominem as redes sociais e pagam bem por estes profissionais. Partilhe os seus conhecimentos, dicas para aumentar a sua rede de seguidores, crie aplicações que interajam com o Twitter, etc. Se é capaz de ter uma forte presença no mundo virtual, o mundo real irá apreciar o seu trabalho.

Utilize o Twitter para aceder a novas pessoas e ideias

Que o Twitter é poderoso já ninguém duvida. Que veio para ficar também não há dúvidas. Na rede Twitter você não só pode encontrar as pessoas que quer mas também saber o que eles pensam e dizem. Use a rede para partilhar as suas ideias e desafie a comunidade a dizer o que pensam dela.

Não se esquece de seguir

São milhões os perfis de pessoas que tem milhares de seguidores mas não seguem ninguém. Esta autoestrada não tem somente uma faixa. Se alguém achou que é interessante seguir o que diz, porque não avaliar o que ela publica, e se gostar, segui-lo?

Junte-se a conversas com marcadores

Seja parte integrante de conversas que tenham marcadores. A utilização destes marcadores lhe dará maior visibilidade nas páginas de outras pessoas que usam o mesmo marcador. Se encontrou um tema que lhe diz respeito, responda, apresente a sua opinião e mantenha viva a conversa. Poderá também criar o seu próprio marcador e começar a disseminar pela rede. No meu caso o meu marcador é o #vendamelhor. Adicione-o a sua lista de marcadores favoritos e siga os temas.

Conecte-se aos seus colegas de trabalho

No caso de empresas que tenham uma dimensão global, com muitos escritórios pelo mundo é interessante conhecer o que os seus colegas dizem e como vivem o dia-a-dia no país/cidade onde trabalham. Mesmo que não o conheça pessoalmente, o fator de serem da mesma empresa já ajuda quebrar o gelo inicial. Quem sabe ele não terá um artigo ou informação que lhe vai ajudar muito a ultrapassar uma dificuldade profissional?

Crie a sua comunidade na rede Twitter

Esta é sem dúvida a tarefa mais difícil na rede. Mas se não começar nunca conseguirá atingir o sucesso. Convide pessoas a participarem no seu grupo de discussão. Junte pessoas que partilham os mesmos gostos e desenvolva a sua própria comunidade. Depois disso é divulgar e pedir para os membros divulgarem.

Use o Twitter como uma ferramenta de pesquisa

Sabia que tal como o Google a rede Twitter é uma poderosíssima ferramenta de pesquisa de informação e artigos sobre um determinado tema? Procure marcadores com os seus interesses e verá que vai encontrar milhares de excelentes artigos de informação sobre o tema e publicado por pessoas reconhecidas no mercado.

Ajude os outros e aprenda com eles

Não basta somente existir na rede. Porque não ajudar os outros quando tem hipóteses? Responda questões colocadas na rede, apresente a sua opinião e procure a opinião dos outros membros. Vai aprender imenso com o ponto de vista das outras pessoas. Não estranhe que depois algumas das pessoas que ajudou comecem a recomendá-lo a outras pessoas e isso representar negócios para si ou para a sua empresa.

Peça ajuda

Tal como pode ajudar outras pessoas com a sua experiência, porque não pedir ajuda a outros? Já disse antes, esta não é uma estrada de uma só via. Aproveite a potencialidade da rede para ajudá-lo a resolver um problema.

Faça uma boa gestão da sua presença

Aconselho usarem a aplicação que uso (HootSuite) para melhor gerir a sua presença na rede. Nela posso gerir os Tweets de quem sigo, as menções ao meu utilizador as mensagens enviadas diretamente para mim e uma série de colunas com marcadores que quero seguir. Outra excelente ferramenta para gerir a sua presença na rede é o TweetDeck que é muito similar.

Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu mais alguma coisa, eu adoraria compartilhar informações mais detalhadas com você e/ou qualquer outra pessoa que você possa pensar que irá beneficiar se conhecer a minha Fórmula que muda a forma de vender.

E é isso. Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a vender mais. Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você e qual a sua avaliação sobre o que leu.

Quer ver o seu comentário na página principal do site, escreva o seu comentário sobre como este artigo lhe ajudou e se identifique com o seu nome e email.
Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->


Eu sou contra o novo acordo ortográfico.

No tags for this post.

Provavelmente quem inventou esta frase, trabalhava na área das vendas. Porque? Porque estamos a chegar…

Pense muito

Setembro 12, 2008

Estamos a enfrentar tempos difíceis. As rápidas mudanças que acontecem no mundo, e cada nova…

Liderança é Ter Fé

Março 25, 2012

FÉ. Normalmente é uma palavra que as organizações não apreciam. Pelo menos as que não…

%d bloggers like this: