Responda-me uma questão simples: você é uma pessoa curiosa?

Ao longo destes anos tenho trabalhado com muitos vendedores e variadíssimos gestores comerciais. Uma das conclusões que rapidamente cheguei foi que a curiosidade é um pré-requisito que deveria constar em todos os anúncios para contratação de vendedores. Aliás, deveria ser obrigatório logo no acto da entrevista, validar o quão curioso é um vendedor. Isso será a garantia de sucesso nas vendas.

Vamos então avaliar o quanto você é curioso

Imagina o cenário que alguém que acaba de conhecer num evento ou lhe é apresentado por alguém como um “Expert” numa função ou como tendo sucesso numa área de negócio que é do seu interesse e que também QUER ter sucesso nesta mesma área ou função, convida-o para sentar-se e (gentilmente) enche-o de perguntas?

Quando sabe que uma certa pessoa que admira foi promovido a CEO, ao encontrá-lo no seu caminho, pára-o e convida-o para jantar?

Você está a frequentar uma formação/evento sobre vendas, e aprendeu que um dos oradores ou participante descobriu uma forma brilhante para desvendar as “dores” de um cliente, você vai ao encontro dele e “algema-o” até que ele explique-lhe detalhadamente como conseguiu isso?

Acredito que neste momento a sua resposta é: “nem pensar, claro que não. Isso é ridículo!”

Certo, não tenho 100% de certeza, mas que é por fazer isso:

  • Se sentiria estúpido?
  • Que a outra pessoa iria ficar “inchada” de orgulho?
  • Que será melhor fazer isso pelo caminho mais longo e penoso, que é aprender sozinho, partir a cabeça a “inventar a roda”, do que ir pelo caminho mais fácil que é o de aprender com quem já trilhou o caminho e tem a solução a mão?
  • Por ter um sentimento de culpa por estar a utilizar um atalho para chegar ao sucesso?

Se for assim, então desista da profissão de vendedor. Não está talhado para este fantástica profissão que muito dinheiro nos rende, e que faz de nós verdadeiros guerreiros a abrir caminho para o sucesso da nossa empresa.

Se pelo contrário, quer mesmo trilhar esta profissão, da próxima vez que ouvir que alguém tem sucesso em alguma coisa que lhe interessa, tente usar a sua rede de contactos através do Linked-in, Facebook, etc, use a sua inteligência, e faça o que for necessário para conhece-lo e depois ligue-lhe, dê os parabéns pelo seu sucesso e tente agendar um encontro para que ele lhe diga como conseguiu atingir o sucesso.

Acha que ele não irá aceitar? Desengane-se. As pessoas adoram contar os seus sucessos. Quantas vezes entre amigos nos vangloriamos de ter conseguido vender X milhões de euros ou mesmo ter conseguido fechar negócio com uma importante conta? Por isso espere o melhor do seu interlocutor, pois falar do sucesso só o fará ficar mais orgulhoso da conquista que obteve. Aproveite pois este ensinamento far-lhe-á muito rico.

Pense nisso e boas vendas.

Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Transformacional e Director de Vendas na Saphety (empresa do Grupo Sonae). Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. Fui Presidente da Direcção na OV-APPV Associação Portuguesa dos Profissionais de Vendas e trabalhei na Petrogal (actualmente Galp Energia), na Agência Reuters Portugal, na Bull Portuguesa, na Novis Telecom e Mainroad (grupo Sonaecom). Sou keynote speaker, formador e mentor de equipas de vendas, desenvolvi e pratico a metodologia "Venda Melhor – A Fórmula que muda a forma de ser". Trabalho como Coach no desenvolvimento de profissionais em clientes empresarias em Portugal, Colômbia, Brasil, Espanha, França, Itália, Quénia e Cazaquistão. Acredito que há um potencial a ser trabalhado em cada um dos meus clientes, de forma única. O meu lema é “Coaching: It’s all about execution!” Quer falar comigo sobre como ser melhor profissional? email: we@wilqueserlacher.com Skype: w.erlacher telefone: +351 932 558 558