Gerenciar as finanças da sua empresa é uma atividade de extrema importância para a saúde do seu negócio. E para desempenhar essa atividade é preciso seguir algumas etapas fundamentais. Para conferir o passo a passo para uma gestão financeira de sucesso você vai encontrar neste artigo os seguintes tópicos:

  • Avaliar a situação financeira da empresa
  • Fazer controle de caixa
  • Saber quais são os custos mensais
  • Definir preço de venda
  • Fazer planejamento financeiro
  • Ter a ajuda de um sistema de gestão

Avaliar a situação financeira da empresa

Mesmo que a sua empresa esteja começando agora, é preciso fazer uma avaliação da sua situação financeira, uma vez que antes dela abrir é possível que já tenha dívidas. Ou no mínimo, vai ter as contas a pagar no final do mês. E quem está com as contas bagunçadas deve iniciar o trabalho o quanto antes.

De qualquer forma, a gestão financeira deve ser uma prática constante e o mais importante é que você sempre saiba a atual situação da sua empresa. Para tanto, existem procedimentos básicos e comuns a qualquer tipo de empreendimento, independente do seu porte e do seu setor. Assim, o primeiro passo é reuniu as informações para ter uma visão geral.

Fazer controle de caixa

O próximo passo consiste em criar uma sistemática em sua empresa para que todas as entradas e saídas do caixa sejam registradas. Isso quer dizer que todas as movimentações, como recebimentos e pagamentos, devem ser controla das para saber qual é o fluxo de caixa do seu empreendimento.

Com o fluxo de caixa sempre atualizado é possível saber antecipadamente se, no final do mês, vai ter dinheiro em caixa suficiente para pagar as contas. É possível ainda fazer previsões e determinar quando é a melhor hora para investir na ampliação da sua empresa.

Saber quais são os custos mensais

O terceiro passo, embora todos os passos devam ser executados em conjunto, consiste em identificar quais são os custos fixos e variáveis. Em resumo, é possível dizer que os custos fixos são as contas que você tem que pagar todos os meses e possuem sempre os mesmos valores, mesmo que haja algumas mudanças ao longo do ano.

É o caso do aluguel, da conta de luz, do salário dos funcionários, etc. Já os custos variáveis são os que mudam todos os meses e estão, principalmente, associados à produção, como o quanto se gasta com matéria-prima, horas extras, comissões e outros. Essas informações ajudam no controle de caixa, pois ao conhecê-los é possível fazer previsões mais corretas.

Definir preço de venda

Sabendo quais os custos fixos e variáveis do seu negócio, fica mais simples também determinar qual o preço que os seus produtos e serviços devem ter no mercado. Basicamente, eles devem refletir o seu custo de produção e serem acrescidos do lucro que você deseja ter. No entanto, é preciso ainda considerar o preço praticado pela concorrência.

Com essas informações é possível precificar a sua mercadoria de forma que o seu negócio não contraia dívidas, que seja competitivo no mercado e que gere o lucro necessário para ampliar o seu empreendimento quando assim desejar.

Fazer planejamento financeiro

Quando se domina todas as informações referentes às finanças da sua empresa, você consegue realizar planejamentos financeiros (controle financeiro) no longo prazo, o que indica uma gestão competente e com maiores chances de obter sucesso. Isso porque ao ter tudo registrado, podem-se fazer comparações, prever comportamentos e até estar preparado para as crises.

Em geral, é indicado que a empresa faça pelo menos o planejamento financeiro dos próximos 12 meses, embora ele possa sofrer alterações ao longo do período. Nesse caso, basta fazer os ajustes necessários e atualizar o cenário.

Ter a ajuda de um sistema de gestão

Quando se fala em gerir as finanças de uma empresa, é preciso ter em mente que se refere a uma série de dados que devem ser registrados todos os dias, de forma ágil. E para que o passo a passo para uma gestão financeira de sucesso seja viável é necessário contar com um sistema de gestão empresarial eficiente.

É o caso do GestãoClick, um ERP online, que informatiza todos os dados da sua empresa, conecta os setores e automatiza os procedimentos, tornando as tarefas da sua equipe mais simples, seguras e rápidas.

As opiniões expressas neste artigo são da exclusiva responsabilidade do seu autor e não representam necessariamente a minha opinião.

No tags for this post.

Wilques Erlacher

Coach de Desenvolvimento & Transformacional, membro da ICF – International Coach Federation com o nº 9120494 e Director de Vendas na Saphety (empresa do Grupo Sonae). Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. Fui Presidente da Direcção na OV-APPV Associação Portuguesa dos Profissionais de Vendas e trabalhei na Petrogal (actualmente Galp Energia), na Agência Reuters Portugal, na Bull Portuguesa, na Novis Telecom e Mainroad (grupo Sonaecom). Sou keynote speaker, formador e mentor de equipas de vendas, desenvolvi e pratico a metodologia "Venda Melhor – A Fórmula que muda a forma de ser". Trabalho como Coach no desenvolvimento de profissionais em clientes empresarias em Portugal, Colômbia, Brasil, Espanha, França, Itália, Quénia e Cazaquistão. Acredito que há um potencial a ser trabalhado em cada um dos meus clientes, de forma única. O meu lema é “Coaching: It’s all about execution!” Quer falar comigo sobre como ser melhor profissional? email: we@wilqueserlacher.com Skype: w.erlacher telefone: +351 932 558 558