7 dicas para gerir o seu negócio e ter sucesso

Uma das principais razões do elevado número de negócios fecharem está relacionado com a capacidade do empresário gerir e manter um negócio a funcionar com lucro.

Tenho, nos últimos artigos, abordado temas para ajudar quem está, ou pretende, lançar o seu negócio e procure informação que permita compreender os meandros deste intrigado novo mundo de empresário.

Esta semana complemento com mais um conjunto de 7 dicas que vão ajudar a compreender como gerir o seu negócio e ter . Leia, tome notas e guarde este artigo num local onde possa, regularmente, voltar para refrescar a sua memória. Acredite que valerá a pena guardar esta preciosa informação.

Gerir um negócio não é tarefa fácil. A realidade é que todos os dias a aparecem negócios semelhantes e cuja competição aumenta a todos os níveis. Para garantir o seu lugar no mercado, como empresário precisa ser flexível, dominar habilidades de gestão, planeamento, e marketing.

O que é na verdade gerir um negócio de sucesso?

Um dos principais erros que cometem quando pensam abrir o seu pequeno negócio é acreditar que basta abrir as portas ou ligar o computador e imediatamente está a ganhar dinheiro.

Gerir um negócio é planear, agir e ajustar a solução as condições actuais do mercado. É compreender o que o cliente quer e como “entregar” a solução que resolve à sua necessidade.Assim sendo, eis as minhas 7 dicas:

Dica nº 1 – Nunca ofereça de graça o que pretende vender

Recentemente com um cliente de estávamos justamente a abordar este problema. Esta pessoa oferecia aos seus potenciais clientes o produto na categoria máxima. Todas as funcionalidades activas, tudo a funcionar como se ele tivesse pago. Após um tempo, o potencial cliente via o seu problema resolvido com a “amostra grátis”e já não sentia necessidade de pagar.

Siga-me pelologo_b

Este meu cliente ficava desolado pois sentia que os clientes não valorizavam o seu produto. A partir do momento que “amostra grátis” passou a ser somente 10% do potencial total, os seus clientes voltaram atrás e pediram, agora a pagar, para ter o produto na sua vertente máxima. Tão simples e tão eficaz.

https://wilqueserlacher.com/wp/coaching-para-mulheres-empreendedoras/

Dica nº 2 – Assegure uma entrada regular de dinheiro “fresco”

Não existe uma fórmula que sirva a todos os negócios. Dependendo do tipo de solução que oferece aos seus clientes, poderá solicitar o pagamento de uma parte logo no acto de encomenda e o restante contra a entrega ou até mesmo o pagamento integral do trabalho adiantado. Outra solução muito utilizada por negócios online é só indicar a data de entrega após receberem a confirmação do pagamento total do produto escolhido.

Dica nº 3 – Fique atento ao controle de custos

O maior e mais bem guardado segredo do negócio de sucesso é manter os custos o mais baixo possível. Mesmo quando estão a vender e ter dinheiro a entrar na empresa, mantêm o saldo (venda sobre custo), positivo e de preferência com uma margem mínima de30% a 50% de lucro.

Existem muitas formas simples e práticas de manter um controle de custos. Da decoração aos móveis, na de prazos mais curtos de pagamento a fornecedores contra um maior desconto. Basta puxar pela cabeça, ser um pouco criativo e terá excelentes e diferentes formas de reduzir os custos.

Siga-me pelologo_b

Dica nº 4 – Subestime as receitas e sobrestime as despesas

Há um ditado entre empresários que diz: “No Excel, todas as empresas tem lucros, clientes e sucesso garantido!”. Defina um plano de negócio com uma perspectiva ligeiramente otimista, mas cuidado pois na maioria das vezes o que acontece é a receita ser menor e não ter formas de acelerar a entrada de dinheiro.

Não se esqueça que o número de despesas fixas que um negócio enfrenta com os impostos pode por em risco a sobrevivência do mesmo. Estabeleça uma regra simples ao considerar na definição das despesas, acrescentar 50% a mais do valor que estima gastar. Assim garantirá que está preparado para enfrentar o pior cenário e manter o negócio a funcionar.

Dica nº 5 – Concentre toda a energia no processo de venda e no marketing

Sem clientes não há vendas, e sem vendas não há entrada de dinheiro. Sem marketing ninguém sabe que a sua solução existe. Tendo estes princípios em mente, foque toda a energia e compromisso com a angariação de clientes, ter vendas e marketing.

Qual a melhor forma de encontrar leads, convertê-las em vendas e manter estes clientes?

Fale comigo e descubra como um processo de Coaching pode ajudar

Despenda menos tempo a criar uma solução “excelente” e passe mais tempo a procura de leads e fechar vendas. Essas são as melhores maneiras de gerir um negócio bem-sucedido.

Dica nº 6 – Descubra maneiras alternativas para aumentar os lucros

Gerir um negócio de sucesso, significa dominar seis habilidades diferentes que afectam o lucro do negócio. Estas são:

  1. Ter um processo de venda focado em gerar leads
  2. Converter essas leads em clientes pagantes
  3. Aumentar a frequência de recompra(novas compras do mesmo cliente)
  4. Aumentar o preço médio com vendas repetitivas da mesma solução
  5. Aumentar a margem de lucro através de melhorias na solução
  6. Ser visto como um especialista que entrega soluções de valor

Se dominar estas 6 habilidades, de certeza que está a gerir um negócio bem sucedido.

Dica nº 7 – Trabalhe a melhoria contínua da sua solução

Quando se começa a vender e ter a entrada de dinheiro com alguma facilidade, há uma certa“paralisia mental” pois o empresário esquece de continuar a testar e encontrar novas estratégias, novas técnicas, novas melhorias do produto ou solução.

Uma pequena mudança pode fazer muita diferença, desde que isso não retire o foco nos resultados e no controle de custos. A única maneira de validar se algo está a funcionar como dever ser é estar constantemente a trabalhar na melhoria contínua dos seus processos e da solução.

Conclusão final

Estas dicas são parte integrante do processo de Coaching que tenho com os meus clientes onde trabalho a melhoria da produtividade e no Desenvolvimento Transformacional nas suas vidas pessoal, profissional, nas empresas e no processo de venda.

Se depois de ler este artigo quer conhecer como o Coaching pode agir de forma positiva na sua vida e na sua empresa, o primeiro passo e clicar no link para ter a sua Sessão Experimental de Coaching.

Muito obrigado por ler o meu artigo.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNão
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Nome: email:
Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?
Clique em ->

7 dicas para gerir o seu negócio e ter sucesso

Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Transformacional e Director de Vendas na Saphety (empresa do Grupo Sonae). Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. Fui Presidente da Direcção na OV-APPV Associação Portuguesa dos Profissionais de Vendas e trabalhei na Petrogal (actualmente Galp Energia), na Agência Reuters Portugal, na Bull Portuguesa, na Novis Telecom e Mainroad (grupo Sonaecom). Sou keynote speaker, formador e mentor de equipas de vendas, desenvolvi e pratico a metodologia "Venda Melhor – A Fórmula que muda a forma de ser". Trabalho como Coach no desenvolvimento de profissionais em clientes empresarias em Portugal, Colômbia, Brasil, Espanha, França, Itália, Quénia e Cazaquistão. Acredito que há um potencial a ser trabalhado em cada um dos meus clientes, de forma única. O meu lema é “Coaching: It’s all about execution!” Quer falar comigo sobre como ser melhor profissional? email: we@wilqueserlacher.com Skype: w.erlacher telefone: +351 932 558 558

error: Conteúdo protegido contra cópia!