Uma das principais razões do elevado número de negócios fecharem está relacionado com a capacidade do empresário gerir e manter um negócio a funcionar com lucro.
Tenho, nos últimos artigos, abordado temas para ajudar quem está, ou pretende, lançar o seu negócio e procure informação que permita compreender os meandros deste intrigado novo mundo de empresário.
Esta semana complemento com mais um conjunto de 7 dicas que vão ajudar a compreender como gerir o seu negócio e ter sucesso. Leia, tome notas e guarde este artigo num local onde possa, regularmente, voltar para refrescar a sua memória. Acredite que valerá a pena guardar esta preciosa informação.
Gerir um negócio não é tarefa fácil. A realidade é que todos os dias a aparecem negócios semelhantes e cuja competição aumenta a todos os níveis. Para garantir o seu lugar no mercado, como empresário precisa ser flexível, dominar habilidades de gestão, planeamento, vendas e marketing.
O que é na verdade gerir um negócio de sucesso?
Um dos principais erros que cometem quando pensam abrir o seu pequeno negócio é acreditar que basta abrir as portas ou ligar o computador e imediatamente está a ganhar dinheiro.
Gerir um negócio é planear, agir e ajustar a solução as condições actuais do mercado. É compreender o que o cliente quer e como “entregar” a solução que resolve à sua necessidade.Assim sendo, eis as minhas 7 dicas:
Dica nº 1 – Nunca ofereça de graça o que pretende vender
Recentemente com um cliente de Coaching estávamos justamente a abordar este problema. Esta pessoa oferecia aos seus potenciais clientes o produto na categoria máxima. Todas as funcionalidades activas, tudo a funcionar como se ele tivesse pago. Após um tempo, o potencial cliente via o seu problema resolvido com a “amostra grátis”e já não sentia necessidade de pagar.
Este meu cliente ficava desolado pois sentia que os clientes não valorizavam o seu produto. A partir do momento que “amostra grátis” passou a ser somente 10% do potencial total, os seus clientes voltaram atrás e pediram, agora a pagar, para ter o produto na sua vertente máxima. Tão simples e tão eficaz.
Dica nº 2 – Assegure uma entrada regular de dinheiro “fresco”
Não existe uma fórmula que sirva a todos os negócios. Dependendo do tipo de solução que oferece aos seus clientes, poderá solicitar o pagamento de uma parte logo no acto de encomenda e o restante contra a entrega ou até mesmo o pagamento integral do trabalho adiantado. Outra solução muito utilizada por negócios online é só indicar a data de entrega após receberem a confirmação do pagamento total do produto escolhido.
Dica nº 3 – Fique atento ao controle de custos
O maior e mais bem guardado segredo do negócio de sucesso é manter os custos o mais baixo possível. Mesmo quando estão a vender e ter dinheiro a entrar na empresa, mantêm o saldo (venda sobre custo), positivo e de preferência com uma margem mínima de30% a 50% de lucro.
Existem muitas formas simples e práticas de manter um controle de custos. Da decoração aos móveis, na negociação de prazos mais curtos de pagamento a fornecedores contra um maior desconto. Basta puxar pela cabeça, ser um pouco criativo e terá excelentes e diferentes formas de reduzir os custos.
Dica nº 4 – Subestime as receitas e sobrestime as despesas
Há um ditado entre empresários que diz: “No Excel, todas as empresas tem lucros, clientes e sucesso garantido!”. Defina um plano de negócio com uma perspectiva ligeiramente otimista, mas cuidado pois na maioria das vezes o que acontece é a receita ser menor e não ter formas de acelerar a entrada de dinheiro.
Não se esqueça que o número de despesas fixas que um negócio enfrenta com os impostos pode por em risco a sobrevivência do mesmo. Estabeleça uma regra simples ao considerar na definição das despesas, acrescentar 50% a mais do valor que estima gastar. Assim garantirá que está preparado para enfrentar o pior cenário e manter o negócio a funcionar.
Dica nº 5 – Concentre toda a energia no processo de venda e no marketing
Sem clientes não há vendas, e sem vendas não há entrada de dinheiro. Sem marketing ninguém sabe que a sua solução existe. Tendo estes princípios em mente, foque toda a energia e compromisso com a angariação de clientes, ter vendas e marketing.
Qual a melhor forma de encontrar leads, convertê-las em vendas e manter estes clientes?
Fale comigo e descubra como um processo de Coaching pode ajudar
Despenda menos tempo a criar uma solução “excelente” e passe mais tempo a procura de leads e fechar vendas. Essas são as melhores maneiras de gerir um negócio bem-sucedido.
Dica nº 6 – Descubra maneiras alternativas para aumentar os lucros
Gerir um negócio de sucesso, significa dominar seis habilidades diferentes que afectam o lucro do negócio. Estas são:
- Ter um processo de venda focado em gerar leads
- Converter essas leads em clientes pagantes
- Aumentar a frequência de recompra(novas compras do mesmo cliente)
- Aumentar o preço médio com vendas repetitivas da mesma solução
- Aumentar a margem de lucro através de melhorias na solução
- Ser visto como um especialista que entrega soluções de valor
Se dominar estas 6 habilidades, de certeza que está a gerir um negócio bem sucedido.
Dica nº 7 – Trabalhe a melhoria contínua da sua solução
Quando se começa a vender e ter a entrada de dinheiro com alguma facilidade, há uma certa“paralisia mental” pois o empresário esquece de continuar a testar e encontrar novas estratégias, novas técnicas, novas melhorias do produto ou solução.
Uma pequena mudança pode fazer muita diferença, desde que isso não retire o foco nos resultados e no controle de custos. A única maneira de validar se algo está a funcionar como dever ser é estar constantemente a trabalhar na melhoria contínua dos seus processos e da solução.
Conclusão final
Estas dicas são parte integrante do processo de Coaching que tenho com os meus clientes onde trabalho a melhoria da produtividade e no Desenvolvimento Transformacional nas suas vidas pessoal, profissional, nas empresas e no processo de venda.
Se depois de ler este artigo quer conhecer como o Coaching pode agir de forma positiva na sua vida e na sua empresa, o primeiro passo e clicar no link para ter a sua Sessão Experimental de Coaching.
Muito obrigado por ler o meu artigo.