Hoje trago-vos algumas dicas para conseguir obter mais alegria enquanto vende e claro, mais lucro para o seu negócio.

Recentemente em conversa num evento de networking, ouvi uma pessoa que conheci dizer-me que com o mercado em crise (caramba como esta palavra está a ficar gasta) ele já não tinha alegria na profissão de vendedor. Na altura fiquei a pensar no que ele me disse, apesar de não concordar, acredito que em certas áreas de negócio realmente isso possa acontecer. A pressão sobre obter resultados a todo o custo pode causar sensações de desânimo pelo excesso de stress.

Facto, não sou psicólogo para interpretar e analisar o pensamento das pessoas, mas uma coisa posso assegurar é que existem pelo menos três razões para eu considerar vender uma fonte de alegria, regenerador de atitude e motivador para continuar a vender. São elas:

1) Vender É melhorar sempre. Como disse em alguns sectores pode existir algum abrandamento, mas se continua a lutar todos os dias e chegou até aqui, significa que é um sobrevivente. Acredite que os seus clientes vão querer falar consigo e fazer novos negócios.

2) As oportunidades estão a surgir para quem sabe mexer-se. Como em todas as crises que já ocorreram no mundo, algumas profissões deixaram de existir e já não voltam. Mas se você sabe vender, tem uma boa carteira de contactos, sabe ser motivado e não se cansa de procurar novos desafios, então haverá lugar para você em qualquer empresa.

3) O que não mata, faz-nos mais fortes. Claro que isso fica mais bonito e cheio de romance quando vemos isso no cinema. Agora deve estar a perguntar: “Como isso funciona cá fora?” só funciona se estiver mentalmente forte, ter uma atitude positiva e ser activo. Como diz a publicidade de uma gasolineira “Energia Positiva!” é isso que precisa.

Certo, estas três ideias são interessantes, mas como podemos fazer com que elas funcionem? Simples, eis algumas acções a tomar:

Quebre os ciclos negativos

Somos iguais aos médicos, pois estamos continuadamente a procura de pessoas que precisam de ajuda para ultrapassar os seus problemas. Nestes tempos difíceis que vivemos, estas pessoas gostam muito de falar sobre os seus problemas e não sobre como resolve-los. A nossa função é ajuda-los (e claro a nós próprios) a serem mais orientados à solução e não ao problema.

Mude velhos (e tóxicos) hábitos

Esforce-se em aprender novos hábitos. Existem novas tecnologias, novas formas de fazer uma apresentação, de falar, de ouvir, de atitude ou mesmo de encontrar soluções para os problemas dos seus clientes. Uma excelente forma de aprender novos hábitos é pedir por os seus clientes a falar e descobrir uma enorme quantidade de ideias de como ajudá-lo a fazerem ainda melhor os seus negócios.

Seja mais criativo (mesmo muito mais)

Pode parecer cliché, mas esta é a forma mais poderosa de mudar o que quer que seja. É na criatividade que reside o sucesso de todos os vendedores. Inove, mude, altere o lugar seguro onde todos os vendedores sentem-se confortáveis, altere a sua forma de abordagem, altere o seu discurso, mude, mude-se, mude tudo e crie.

Foque-se no sucesso

Já diz o ditado que “Trabalhar para pobre é pedir esmola para dois”. Sempre que os negócios começam a ficar complicados, muitos dos negócios difíceis que pensava estarem adiados, voltam a estar em cima da mesa. Nunca comece ou termine o seu dia sem fazer uma reflexão mental sobre quais sãos os sucessos que quer obter. Sejam eles sobre uma venda a fechar, o tentar agendar uma reunião com alguém até então inacessível ou mesmo uma chamada telefónica que recebeu. São estes sucessos que farão toda a diferença na sua forma de encarar o trabalho.

Converta a sua cadeia de conhecimento em novas oportunidades

Esta é uma excelente altura para construir (ou reforçar) a sua cadeia de conhecimentos, vulgo networking. Que tal começar a utilizar as redes sociais (i.e. Linked In) para estabelecer novas conexões com pessoas do seu interesse, participar em grupos de discussão ou até criar o seu próprio grupo?. Juntar esta nova forma de conhecer pessoas as suas “antigas” pode ser uma excelente forma de “apimentar” a sua vida profissional e lhe dar acesso a pessoas que pela forma normal que vinha utilizando não tinha resultado, pode ser o mix perfeito para garantir o seu sucesso.

Eu divirto-me, eu acredito que temos o poder de mudar o mundo para melhor.

E você acredita? Pense nisso e boas vendas.

Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Transformacional e Director de Vendas na Saphety (empresa do Grupo Sonae). Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. Fui Presidente da Direcção na OV-APPV Associação Portuguesa dos Profissionais de Vendas e trabalhei na Petrogal (actualmente Galp Energia), na Agência Reuters Portugal, na Bull Portuguesa, na Novis Telecom e Mainroad (grupo Sonaecom). Sou keynote speaker, formador e mentor de equipas de vendas, desenvolvi e pratico a metodologia "Venda Melhor – A Fórmula que muda a forma de ser". Trabalho como Coach no desenvolvimento de profissionais em clientes empresarias em Portugal, Colômbia, Brasil, Espanha, França, Itália, Quénia e Cazaquistão. Acredito que há um potencial a ser trabalhado em cada um dos meus clientes, de forma única. O meu lema é “Coaching: It’s all about execution!” Quer falar comigo sobre como ser melhor profissional? email: we@wilqueserlacher.com Skype: w.erlacher telefone: +351 932 558 558