7 dicas para uma reunião de vendas de sucesso

Eu sei que muito se escreveu (eu mesmo já escrevi) sobre os erros a evitar quando está sentado a frente de um potencial cliente, mas nem sempre é possível obter boas dicas sobre como lidar com um potencial cliente e conseguir obter o resultado pretendido. Portanto, é importante agir com entusiasmo e com a certa para optimizar as suas hipóteses de obter sucesso.

Por fim, como acredito que nunca é demais conhecer diferentes perspectivas sobre um determinado problema, eis as minhas sete dicas que para ter sucesso numa reunião de vendas.

Dica nº 1 – Tudo começa com o aperto de mão

Conhece aquele tipo que quando dá um aperto de mão só usa a ponta dos dedos? E aquele que a mão parece estar escorregadia ou cheia de óleo? Conhece aquele que tem um aperto de mão que esmaga os dedos todos? E aquele tipo que simplesmente abana a cabeça? Pior ainda aquele que se esquece por completo de cumprimentar? Pois é, são dezenas de formas de apertar a mão que determina, logo a partida, como vai decorrer o resto da reunião. Mesmo que seja um excelente vendedor, sem ter um aperto de mão que deixe um excelente primeira impressão, está a meio caminho do fracasso.

Pode ler mais sobre a arte do aperto de mão, neste meu artigo de 2008 – A Arte do Aperto de Mão

Siga-me pelologo_b

Dica nº 2 – Preparação é 2/3 do caminho para ganhar o negócio

Quando estiver a frente do seu potencial cliente, ele quer ter a certeza de duas coisas: 1) que consegue resolver o seu problema; e 2) que conhece o seu negócio e a envolvência do mercado onde está inserido. De nada valerá oferecer areia para quem tem um deserto em casa ou vender gelo para esquimó (creio que me entende).

Preparar um reunião de vendas com um potencial cliente significa estudar a empresa, o mercado onde está inserida, as dificuldades que enfrenta e até mesmo a linguagem utilizada. Não se esqueça, também, de pesquisar pela pessoa com quem vai falar e conhecer um pouco mais do seu percurso profissional. Não existe limites para criar um relação forte com o seu potencial cliente. Leia mais sobre a preparação neste meu artigo de 2015 – Porque a preparação é tão importante antes da negociação?

Dica nº 3 – Conheça a diferença entre comunicar e falar

Comunicar é uma relação com dois sentidos. A comunicação, que significa “acção de participar“, é um processo que envolve a troca de informações entre dois ou mais interlocutores por meio de regras semióticas mutuamente entendíveis. Trata-se de um processo social primário, que permite criar e interpretar mensagens que provocam uma resposta.

Falar é uma maneira de pronunciar ou de articular palavras ou frases. É uma exposição verbal feita em público ou privado e não implica a recepção de feedback ou interação.

Em vendas, a arte de comunicar é imprescindível para conhecer a necessidade do seu potencial cliente e conseguir identificar os pontos onde poderá ser a mais valia. Tenho um artigo escrito em abril deste ano que complementa esta dica – A diferença entre conversar e falar.

Dica nº 4 – Evite a arrogância e agressividade

Não tenho muito a alongar em explicações aqui. Leia este meu artigo de maio que detalha muito bem esta dica – 20 características para ser um empreendedor de sucesso.

Dica nº 5 – Nunca falar mal da concorrência

Se há coisa que qualquer potencial cliente odeia é ouvir alguém, que não conhece de lado nenhum, falar mal da concorrência. Sempre que um vendedor ou novo avança para uma reunião e passa o tempo inteiro a tentar denegrir a imagem das empresas concorrentes no mercado, está no fundo, a afundar a sua própria empresa e a sua imagem. Foque o seu objectivo em descobrir uma necessidade e endereçar a sua melhor solução para a resolver. Para mais detalhes sobre esta dica, leia este meu artigo de 2014 – O que faz quando a sua concorrência faz-lhe a vida negra?

Dica nº 6 – Não seja lamechas

Os seus potenciais clientes não estão interessados na sua vida pessoal. Eles não querem saber como a sua vida é difícil. Quais as dificuldades que está a passar ou quão desesperado está para conseguir fechar um negócio e ganhar dinheiro. Eles não querem saber da sua vida privada, quantos filhos tem, que a sua mulher lhe pões os cornos ou que é uma supermodelo.

Quando está a frente de um potencial cliente, o profissionalismo é tudo o que interessa. Leia este artigo de 2018 e vai gostar de aprender um pouco mais – 8 Segredos das pessoas bem sucedidas

Dica nº 7 – Contrate um Coach

Não, não estou a fazer publicidade sobre o meu trabalho. Digo isso com profundo conhecimento do que estou a escrever. Quando contrata um Coach, está a apostar na melhoria do seu potencial. Como digo várias vezes, o não é para quem precisa, é para quem quer (realmente) ser melhor profissional. Leia este meu artigo para ficar a par dos benefícios do Os comportamentos trabalhados no Coaching e Quer crescer o seu negócio? Então contrate um Coach

Conclusão final

Se depois de ler este artigo quer conhecer como posso agir de forma positiva em si, na sua empresa ou nos colaboradores, o primeiro passo é agendar uma conversa comigo sobre como poderei ajudar.

Coaching não é para quem precisa. É para quem quer ser melhor!

Muito obrigado por ler o meu artigo.

Pense nisso!

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNão
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Nome: email:
Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?
Clique em ->
7 dicas para uma reunião de vendas de sucesso

Coach Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Metafórico e Presidente do Conselho Fiscal da ICF Portugal. Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. O meu lema é: “Coaching não é para quem precisa, é para quem quer ser melhor” Os meus contactos são: email: we@wilqueserlacher.com || Skype: w.erlacher || Tel: +351 932 558 558