8 Segredos das pessoas bem sucedidas

Este é talvez o título que, se pensar bem, pode ser um verdadeiro tiro no pé. Alguns vão dizer que é mais fácil falar do que fazer. Outros dirão que isso é tudo uma treta pois fazem alguns destes segredos e nada acontece.

Lembro-me dos meus pais serem os primeiros quando era pequeno, que com a determinação certa, poderia ser e fazer tudo o que quiser. Por isso, peço somente que tenha a mente aberta e veja estas dicas como parte do processo e não como a fórmula mágica que vai mudar a sua vida sem fazer absolutamente nada.

Tal como não acredito em bruxas, não acredito em sucesso sem MUITO trabalho. Por isso, eis os 8 segredos das pessoas bem sucedidas.

1. Trabalham duro e valorizam cada minuto do seu dia

A pessoa bem sucedida sabe que ficar sentado a espera que tudo aconteça per si e lhe caia no colo, não existe. Sabe que despender o pouco tempo útil que tem com conversas de café, Facebook ou Instagram não serve para nada. É uma pessoa que dá a milha-extra, o danoninho que falta para que o seu dia seja produtivo e rentável.

Leia também:

2. Gostam de estar rodeados de pessoas bem-dispostas e positivas

Há um ditado que diz que: “Somos a média das 5 pessoas com quem passamos mais tempo.” Tendo por base esta frase, é preciso fazer uma análise se as pessoas que estão mais próximas são aquelas que nos ajudam e contribuem para fazer o nosso dia melhor ou são tóxicas, Calimero ou morcegos.

Leia também:

Siga-me pelologo_b

3. São pessoas positivas e que procuram ver tudo pelo lado positivo (sem ser estúpido)

São pessoas que depois de caírem 9 vezes, levantam 10 e seguem em frente. Como disse Thomas Edson: “Eu não falhei. Apenas descobri 10 mil maneiras que não funcionam.” Esta forma de pensar e agir é uma das características principal da pessoa bem sucedida. Pare de ser parte do problema e passe a ser parte da solução. Isso é meio caminho para o seu sucesso.

Leia também:

4. São pessoas que não entram em “esgotamento”

Conheço, trabalho e já trabalhei com pessoas que passam imenso tempo a pensar em tantas coisas ao mesmo tempo, que bloqueiam por completo. Pensam, pensam e pensam tanto que não conseguem tomar uma decisão. Em alguns casos extremos entram em depressão por não conseguirem algo que, depois de analisado com cuidado, não está nas suas mãos decidir ou resolver.

No entanto as pessoas bem sucedidas limitam o seu grau de estresse. Listam os itens que são possíveis intervir, interferir, decidir e resolver, priorizam cada uma destes itens e vai resolvendo um por um. Nas situações que não façam parte da resolução ou do processo de decisão, elas descartam e não pensam no assunto.

5. Têm um propósito claro e específico

Começo por distinguir propósito de foco, que vou falar mais a frente. Propósito é uma grande vontade de realizar, de alcançar, que se busca atingir e que se quer fazer. É importante ter uma finalidade clara ao definir metas porque, a definição de metas, é realmente importante para alcançar os objetivos. Uma pessoa bem sucedida tem claro na sua mente os seus objectivos, um propósito e um valor.

Leia também

6. Não são perfeccionistas

Quando trabalhava como programador, ouvia sempre a frase: “Um software, quando está terminado, já está obsoleto.” Como Coach tenho verificado que alguns dos meus clientes necessitam de reconhecimento como sendo perfeitos, imaculados e, por isso, estão constantemente a procura de falhas em si próprio, no seu processo, mesmo quando estas não existem. Não aceitam que todos temos falhas. Dizia um dos meus mentores: “Seja muito bom numa coisa para ser reconhecido por isso. Porém seja mais ou menos em muitas para ser reconhecido como uma vantagem.” Reconhecer a nossa imperfeição é uma característica das pessoas bem sucedidas.

Leia também:

7. São focados na acção

Tal como disse no ponto 5, o foco na acção é a cereja no topo do bolo para as pessoas bem sucedidas. Evitam distrações, são assertivos e determinados em avançar o mais correcto possível na direcção da solução. Os clientes valorizam esta qualidade e reconhecem que o tempo que despendem é bem investido com a garantia de resultado positivo.

Leia também:

8. Vivem o presente

Reconheço-me nesta qualidade. para mim, quem vive do passado é museu. Sem nenhuma modéstia, a forma como lido com as situações que me acontecem é simples: “O passado eu já não consigo mudar, consigo influenciar e trabalhar o meu presente para criar um futuro melhor.” Se só esta dica fosse suficiente, posso, com toda a garantia, dizer que sou bem sucedido.

E você, está agarrado ao seu passado ou trabalha o seu presente para mudar o seu futuro?

Conclusão final

Estas dicas são parte integrante do processo de Coaching que tenho com alguns clientes onde trabalho a melhoria da produtividade em Desenvolvimento Transformacional nas suas vidas ou no seus processos de vendas. Se depois de ler este artigo quiser conhecer como o Coaching pode agir de forma positiva na sua vida ou na sua empresa, o primeiro passo e clicar no link para ter a sua Sessão Gratuita de Coaching.

Muito obrigado por ler o meu artigo.

Pense nisso!

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNão
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Nome: email:
Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?
Clique em ->

 

8 Segredos das pessoas bem sucedidas

Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Transformacional e Director de Vendas na Saphety (empresa do Grupo Sonae). Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. Fui Presidente da Direcção na OV-APPV Associação Portuguesa dos Profissionais de Vendas e trabalhei na Petrogal (actualmente Galp Energia), na Agência Reuters Portugal, na Bull Portuguesa, na Novis Telecom e Mainroad (grupo Sonaecom). Sou keynote speaker, formador e mentor de equipas de vendas, desenvolvi e pratico a metodologia "Venda Melhor – A Fórmula que muda a forma de ser". Trabalho como Coach no desenvolvimento de profissionais em clientes empresarias em Portugal, Colômbia, Brasil, Espanha, França, Itália, Quénia e Cazaquistão. Acredito que há um potencial a ser trabalhado em cada um dos meus clientes, de forma única. O meu lema é “Coaching: It’s all about execution!” Quer falar comigo sobre como ser melhor profissional? email: we@wilqueserlacher.com Skype: w.erlacher telefone: +351 932 558 558

error: Conteúdo protegido contra cópia!