10 mudanças na sua rotina para ser mais produtivo

A frase que está na boca de muita gente é sempre: “Estou sem tempo” ou “Como gostava que o dia tivesse 48 horas” ou “Tanta coisa para fazer em tão pouco tempo” e ainda “Faço tanto e sinto que chego ao fim do dia e não fiz nada que valesse a pena”. Reconhece o seu dia-a-dia nestas frases? Se sim, então este artigo é para si pois diz respeito a 10 simples mudanças que pode fazer na sua rotina para começar a ser mais produtivo.

Há um aviso que tenho que deixar antes de avançar. Nenhuma delas vai funcionar se for feita de forma esporádica ou somente quando está “à rasca”. A prática constante destas mudanças vai levar a perfeição. Por último não se esqueça que é preciso repetir uma acção durante 21 dias para que ela se torne um hábito. Quer saber mais sobre os 21 dias, leia estes artigos:

Mudança nº 1 – Não recuar ou desistir dos desafios

Todos nós somos confrontados com problemas diariamente, aliás há mais problemas que tempo para conseguir resolver. Há pessoas que ao serem confrontadas com um problema, imaginam logo que têm um elefante cor-de-rosa no colo e bloqueiam. Sempre que tiver esta sensação, lembre que por maior que seja o elefante, a melhor forma de o comer é primeiro cortar em fatias e depois engolir em pequenas colheradas.

Não conheço ninguém que não tenha tido uma sensação de energia revigorante depois de enfrentar um problema “de frente” e o conseguir resolver. Pratique esta mudança de nunca desistir ao primeiro sinal de complicação pois a dica seguinte complementa esta.

Mudança nº 2 – Mantenha uma atitude positiva

Conheci há alguns anos uma pessoa que trabalhava num departamento de IT de uma média empresa e passava o dia inteiro a receber reclamações dos clientes da empresa pela baixa qualidade do serviço que lhes era prestado. Esta pessoa, tinha a primeira mudança bem entranhada no seu modo de ser, e viu estas reclamações como uma oportunidade de melhoria.

Ao invés de ficar a reclamar na zona do café ou no refeitório, resolveu ir ter com o director geral da empresa, apresentou as evidências dos números e características das reclamações versus o investimento necessário para prestarem o serviço com a qualidade exigida. Verificou que a empresa não queria fazer este investimento e propôs “comprar” o seu departamento. Hoje esta pessoa, por ter tido uma atitude positiva e determinada em melhorar o serviço prestado aos seus clientes, é o CEO de uma empresa que emprega mais de 100 pessoas e serve dezenas de empresas com um nível de serviço que elas consideram superior ao inicial.

Mudança nº 3 – Ter uma gestão do tempo bem feita

Este é sem dúvida um tema que falo em quase todos os meus artigos. Não me vou alongar neste item, mas deixo uma série de artigos relacionados com esta mudança.

Mudança nº 4 – O objectivo é importante, mas desfrute do percurso

Ter objectivos é fundamental para quem deseja atingir o sucesso. Como Coach venho trabalhando com pessoas muito determinadas em atingir metas e cumprir objectivos com um grau de rigor elevadíssimo. No entanto quando questiono como é que estão a aproveitar as coisas boas que vão acontecendo no decorrer do caminho, a resposta que recebo é sempre “muito pouco ou quase nada”.

Pergunto como comemoram as vitórias intermédias que surgem, a resposta é “Não comemoro”. Questiono sobre se definem recompensas parciais sobre as estas pequenas vitórias no caminho, a resposta é “Nem pensar, só quando tiver a grande vitória final”. Este artigo fala sobre como lidar melhor com esta questão.

Mudança nº 5 – Sorria mais

É sem duvida a ginástica que todos deveríamos praticar várias vezes por dia. Sabia que sorrir mexe somente 84 músculos e promove imenso bem a nossa saúde? Se não sabia, leia mais detalhes sobre isso neste artigo.

Mudança nº 6 – Divida as tarefas pelo seu dia de trabalho

Outro tema bastante “batido” por mim em vários artigos. Em resumo, o que esta mudança permite é que conheça melhor qual o momento do dia ou da semana que tem mais energia para determinadas tarefas. Vou dar um exemplo na primeira pessoa.

Siga-me pelologo_b

Para mim, a segunda-feira de manhã é o melhor momento para eu tratar dos piores problemas que tenho para resolver. Tenho as energias totalmente recarregadas pelo fim-de-semana e a cabeça organizada. Pedirem-me para resolver problemas na sexta-feira a tarde é o mesmo que me enviarem para a forca. Energia zero, capacidade e motivação para agir = zero.

Por isso, quando estou a programar o meu dia, tenho o cuidado de colocar as tarefas que me exigem mais energia logo no inicio da semana e as que exigem menos para o fim do dia ou final da semana. Sei que assim irei tratar destas últimas com mesma capacidade e determinação de resolução. E você, como divide as suas tarefas diárias?

Mudança nº 7 – Priorizar as tarefas

Está tudo dito nestes artigos abaixo. Descubra por si como priorizar as suas tarefas.

Mudança nº 8 – Remova e combata as distrações

Mais um artigo fundamental com a receita certa para aplicar a esta mudança.

Mudança nº 9 – Determinação e foco

A determinação é outro ponto chave quando se trata de sucesso e resultados. É o tipo de pessoa que deixa as coisas acontecerem conforme a “direção do vento” e no final do dia o resultado do seu trabalho e de qualidade mediana, ou é o tipo de pessoa que é determinada e com a força de vontade necessária para alcançar tudo o que quer fazer, mantendo um foco constante na realização?

Então estes artigos são de leitura obrigatória:

Mudança nº 10 – Ser mais organizado

A organização é um elemento essencial na vida e é algo que, se não for usada corretamente, pode causar muitos problemas. A organização é realmente importante na vida como um todo e é algo que está associado a melhores resultados. Faça pequenas mudanças na sua vida e vá gradualmente assimilado cada uma delas. Organizar-se pode ajudar a economizar tempo de qualidade que poderia ser usado para outras coisas.

A organização também nos ajuda a completar tarefas de forma mais eficaz e eficiente. Não vale a pena tentar comparar a sua forma de organização com a de outra pessoa pois, duas pessoas que executam uma mesma tarefa terminam, invariavelmente em tempos diferentes.

Leia mais sobre organização nestes artigos:

Conclusão final

Estas dicas são parte integrante do processo de Coaching que tenho com alguns clientes onde trabalho a melhoria da produtividade no Desenvolvimento Transformacional nas suas vidas ou dos processos de venda. Se depois de ler este artigo quiser conhecer como o Coaching pode agir de forma positiva na sua vida ou na sua empresa, o primeiro passo e clicar no link para ter a sua Sessão Gratuita de Coaching.

Muito obrigado por ler o meu artigo.

Pense nisso!

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNão
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Nome: email:
Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?
Clique em ->

 

10 mudanças na sua rotina para ser mais produtivo

Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Transformacional e Director de Vendas na Saphety (empresa do Grupo Sonae). Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. Fui Presidente da Direcção na OV-APPV Associação Portuguesa dos Profissionais de Vendas e trabalhei na Petrogal (actualmente Galp Energia), na Agência Reuters Portugal, na Bull Portuguesa, na Novis Telecom e Mainroad (grupo Sonaecom). Sou keynote speaker, formador e mentor de equipas de vendas, desenvolvi e pratico a metodologia "Venda Melhor – A Fórmula que muda a forma de ser". Trabalho como Coach no desenvolvimento de profissionais em clientes empresarias em Portugal, Colômbia, Brasil, Espanha, França, Itália, Quénia e Cazaquistão. Acredito que há um potencial a ser trabalhado em cada um dos meus clientes, de forma única. O meu lema é “Coaching: It’s all about execution!” Quer falar comigo sobre como ser melhor profissional? email: we@wilqueserlacher.com Skype: w.erlacher telefone: +351 932 558 558

error: Conteúdo protegido contra cópia!